publicidade

O Campus Neurológico (CNS), centro português dedicado a doenças neurológicas, irá realizar o CNS Campus de Outono para Parkinson, de 25 de Outubro a 1 de Novembro.

O CNS Campus de Outono traduz-se num programa de 6 dias de reabilitação intensiva, com 5 a 6 horas de treino diário, especialmente concebido para doentes de Parkinson. O programa inclui sessões de exercícios, workshops e convívio social entre os doentes e os seus familiares, num ambiente revigorante e positivo.

A semana inicia com a avaliação dos participantes, seguindo-se as sessões de treino físico e sessões de formação interativas, onde os doentes e familiares poderão esclarecer dúvidas e aprender estratégias de resolução de problemas relacionados com a doença de Parkinson.

Durante o programa serão realizadas atividades reconhecidas internacionalmente para doentes com Parkinson: Caminhada Nórdica, Exercícios na praia, Treino de dupla tarefa (cognição, fala, treino físico – conceito Ronnie Gardner), Treino intensivo no chão, Treino de salto e obstáculos, Treinos de Boxe Adaptado, Dança para Parkinson, Hidroterapia, entre outras.

As Sessões de Formação Interativas recairão sobre temas como: medicação em Parkinson; exercício intensivo em Parkinson – que modalidade escolher e porquê?; questões mais frequentes sobre marcha, mudanças de posição e quedas, aspetos cognitivos, fala e deglutição, problemas não-motores; entre outras.

Paralelamente, existirá um programa social interativo, que inclui treinos funcionais na cidade e na praia, para que todos os participantes possam socializar e treinar fora do contexto clínico.
Durante o Campus de Outono, será realizado um programa para cuidadores, um programa opcional de passeios turísticos, para que os participantes possam conhecer a região, e o Ginásio estará sempre disponível como alternativa a alguma atividade.

Segundo João Ferreira, Administrador do CNS, “depois do sucesso que foi o CNS Campus de Verão, decidimos repetir a experiência e realizar o CNS Campus de Outono. Estas iniciativas permitem aos doentes conhecerem os múltiplos programas de reabilitação que existem e perceberem a importância dos hábitos de exercício físico continuados em doentes de Parkinson. Nestes 6 dias de Campus, os doentes e familiares poderão aprender, de forma intensiva, estratégias que os ajudem no dia-a-dia.”

O CNS Campus de Outono para Parkinson é uma oportunidade para doentes, familiares ou cuidadores com diferentes experiências se reunirem, e terem acesso ao melhor conhecimento e prática de exercício e reabilitação disponível atualmente na Doença de Parkinson.

publicidade

1 COMENTÁRIO

  1. Acho interesante este convivio com outros doentes por isso faço a pergunta quem paga transporte alojamento comida sera suportado para o doente e familiar a nessecidade da doença a isso obriga obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.