
Desde 2010 a Coca-Cola Portugal começou a oferecer uma versão sem açúcar adicionado na maioria das suas marcas.
Nos últimos 18 anos, a Coca-Cola em Portugal conseguiu reduzir 33% o conteúdo de açúcares por litro do total de vendas de bebidas da companhia. Esta redução inscreve-se no compromisso da companhia em ajudar o consumidor a reduzir o consumo de açúcar, apostando na inovação através da reformulação de produtos para reduzir ou eliminar o conteúdo de açúcar das suas bebidas, assim como em novas opções de bebidas com menor teor de açúcar adicionado.
Assim, desde 2014, a Coca-Cola reduziu o açúcar na maioria das suas marcas no nosso país e continua a reformular. Um exemplo disto é Fanta Laranja, no qual se reduziu em 40% o açúcar adicionado em relação à sua composição original, permanecendo em 7,8 gramas por 100 ml, embora a partir de abril será inferior a 5 gramas por 100 ml.
Desde 2014, a Coca-Cola reduziu no nosso país a percentagem de açúcares adicionados nas bebidas: 86,5% em Fanta Uva, 81,8% em Sprite, 43% em Aquarius Laranja, 42,9% em Nestea Limão, 40% em Fanta Laranja, 34,6% em Powerade, 30,2% em Aquarius, 17,0% em Nordic Mist Mixer Tónica Original e 6,1% em Nestea Manga e Ananás.
Além disso, as bebidas sem ou com baixas calorias já representam 34% do total de vendas da Coca-Cola em Portugal.
Desde 2010, a Coca-Cola em Portugal começou a oferecer uma alternativa sem adição de açúcar na maioria das marcas e já tem uma opção sem adição de açúcar na maioria das categorias de bebidas. No caso de bebidas biológicas, todas apresentam certificação biológica, são 100% elaboradoras a partir de ingredientes biológicos, não levam corantes nem conservantes e contêm um reduzido teor de adoçantes biológicos. Desta forma, a companhia conta atualmente com 105 referências de bebidas, das quais 27 correspondem a produtos sem açúcar adicionado, light ou zero, o que representa mais de 25% do portefólio total.
Enquanto companhia de bebidas total, a Coca-Cola não só trabalhou na reformulação das suas bebidas e no aumento da oferta de formatos e tamanhos, mas também expandiu o seu portefólio, graças ao lançamento de bebidas biológicas, como é o caso de Honest.
Do mesmo modo, a companhia aposta também numa maior informação nutricional na rotulagem que favoreça as decisões corretas do consumidor, bem como a promoção da utilização de embalagens mais pequenas.
A própria comunicação das marcas tem sublinhado a diversidade de ofertas com e sem açúcar, procurando ajudar os consumidores a escolher a bebida que melhor se ajusta ao seu estilo de vida. No dia 15 de fevereiro, a nova campanha de Coca-Cola irá promover precisamente a escolha que os consumidores podem fazer entre as opções com e sem açúcar, partindo do princípio que não existe qualquer diferença entre Coca-Cola Sabor Original e Coca-Cola Sem Açúcar, a não ser o açúcar.
Será a primeira campanha da marca em Portugal após o redesenho das suas embalagens, em que as diferentes variedades surgem mais evidentes e claras para os consumidores, sob a predominância da cor vermelha. O enfoque dado à variedade sem açúcar vem assinalar o compromisso da Coca-Cola em explicar aos consumidores que pode desfrutar da mesma Coca‑Cola que sempre adorou, sem comprometer o sabor, a frescura e as restantes características que fazem de Coca-Cola uma marca especial para si.