publicidade

A próxima sessão do projeto “Conversas com Pais” irá centrar-se na oferta alimentar nas escolas, quais as novas tendências e normas disponibilizadas pelo Ministério de Educação e as suas implicações no combate à obesidade infantil e promoção da saúde.

“Comer melhor para aprender melhor! – Novas tendências para a alimentação em idade escolar” é o tema da próxima sessão do projeto “Conversas com Pais”, que decorre a 26 de outubro, sexta-feira, às 21h30 no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho, em Torres Vedras.

A sessão irá centrar-se na oferta alimentar nas escolas, quais as novas tendências e normas disponibilizadas pelo Ministério de Educação e as suas implicações no combate à obesidade infantil e promoção da saúde. A alimentação é um evento primário e primordial da vida que afeta o crescimento, a saúde e o desenvolvimento psicossocial e emocional. A experiência de se alimentar não oferece apenas o imprescindível sustento, mas também a interação social e oportunidades de aprendizagem, que se devem promover desde a ingestão dos primeiros alimentos.

Conscientes de que a infância constitui uma fase em que as necessidades fisiológicas estão aumentadas, é particularmente importante fornecer às crianças uma alimentação de elevada qualidade nutricional, que permita aprovisionar os nutrientes necessários e em quantidades adequadas para um correto crescimento, desenvolvimento e rendimento escolar.

Neste contexto, as escolas desempenham um papel determinante, a par das famílias, no reforço e consolidação dos bons hábitos alimentares. Estas mensagens educativas que estão contempladas nos programas e currículos escolares também vão ao encontro da promoção da saúde e das tradições alimentares mediterrânicas, que integram a sustentabilidade ambiental, social e de proteção dos valores culturais.

Sheila Antunes será a oradora da sessão “Comer melhor para aprender melhor! – Novas tendências para a alimentação em idade escolar”. Licenciada em Dietética e com Cédula Profissional 2023N, iniciou o seu percurso profissional em 2008 com intervenção em Nutrição Clínica, Nutrição Comunitária e em Restauração Coletiva. Tem participado em seminários, congressos e palestras relacionados com a área da nutrição e saúde.

Atualmente, é nutricionista responsável no Município do Cadaval, na Santa Casa da Misericórdia do Cadaval e é coordenadora técnica do departamento de nutrição de uma empresa do ramo alimentar. Além disso, também exerce a profissão em clínicas privadas e apoia mais de uma dezena de instituições de terceira idade/IPSS´S pelo país, entre as quais já foi atribuído o “selo saudável” pela Câmara Municipal de Lisboa e Direção Geral de Saúde. É autora do livro Uma Aventura no País dos AlimentaKIDS.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here