publicidade

A Comissão Permanente de Sustentabilidade – Mobilidade, Território e Ambiente da Assembleia Municipal de Torres Vedras visitou as estações de transferência e os ecocentros de Paúl, em Torres Vedras, e Ota, em Alenquer. O relatório destas visitas foi apresentado na sessão ordinária daquele órgão deliberativo, que decorreu na noite da passada quarta-feira, 27 de abril.

Na visita à Estação de Transferência de Torres Vedras, que decorreu no passado dia 22 de fevereiro, a comissão foi recebida pelo administrador da Valorsul, Pedro Vaz, pelos responsáveis do projeto e da estação e pelo responsável de fiscalização da obra.

A estação terá seis cais de carga e uma capacidade instalada para receber, aproximadamente, 35.000 toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano, o que corresponde ao valor médio produzido pelo concelho de Torres Vedras. Estes resíduos serão, posteriormente, enviados para outras instalações da Valorsul.

O equipamento deverá entrar em funcionamento durante o mês de maio, não estando, ainda, definido o seu horário de funcionamento. Note-se que está a ser criada uma comissão de acompanhamento ao funcionamento da estação, que conta com a representação de habitantes do Paúl.

A visita também contemplou o Ecocentro, que recebe papel, cartão, embalagens de plástico e metal, vidro, madeira, verdes e resíduos de equipamento elétrico e eletrónico, para depois serem enviados para o Centro de Triagem do Oeste e, eventualmente, para outros operadores.

Além dos membros da comissão, também elementos dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Torres Vedras e do movimento de cidadãos do Paúl integraram a visita à Estação de Transferência e Ecocentro da Ota, que decorreu no passado dia 18 de janeiro.

Após as visitas, a Comissão Permanente de Sustentabilidade – Mobilidade, Território e Ambiente identificou a necessidade de acompanhar o desenvolvimento dos fatores mobilidade, ruído e odor que, segundo informação prestada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, estarão em fase de projeto e resolução.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here