publicidade

A guitarra acústica é um instrumento com grande história, e continua a ser um dos instrumentos acústicos mais usados na música popular moderna. Existem muitas marcas, modelos e tipos de guitarras acústicas, cada uma distinguindo-se pelo seu formato e som.

Existem várias componentes numa guitarra acústica que determinam o seu som e tom.

Neste artigo vamos explorar o que faz com que guitarras acústicas diferentes soem de maneira diferente.

Elementos de uma Guitarra Clássica

A guitarra acústica inclui o corpo, o braço e a cabeça.

  • o corpo é feito de madeira e é onde a maior parte do som é produzida;
  • o braço é fixado ao corpo e é onde as cordas são pressionadas para criar diferentes notas;
  • a cabeça é a parte superior do braço e é onde os mecanismos de afinação são montados.

As cordas são fixadas na ponta da cabeça e passam por casas ao longo do braço antes de serem fixadas no corpo da guitarra.

Do corpo da guitarra acústica fazem parte a caixa de ressonância e a boca, que trabalham juntas para amplificar e dar forma ao som produzido pela guitarra.

Caixa de Ressonância

A caixa de ressonância de uma guitarra acústica é um componente crítico para determinar a forma como o instrumento soa.

A forma e o tamanho da caixa de ressonância, juntamente com o material utilizado na sua construção, têm um impacto no tom e no som de uma guitarra acústica.

Quando se toca uma guitarra acústica, a corda estabelece vibrações no corpo.

Essas vibrações são transmitidas para trás e para os lados, criando uma estrutura harmónica complexa que depende em grande parte da forma da caixa de ressonância da sua guitarra acústica.

O material utilizado para a parte de trás e os lados de uma guitarra acústica também afetam o seu tom; diferentes tipos de madeira têm diferentes quantidades de rigidez e densidade.

As guitarras acústicas com madeiras macias como o abeto ou o cedro tendem a ter sons mais suaves do que aquelas com madeiras mais duras, como as de bordo ou as de mogno (que na realidade não são feitas de mogno).

As melhores guitarras acústicas terão uma caixa de ressonância sem cantos ou arestas afiadas. Os cantos e arestas podem afetar a quantidade de som que será produzido por um instrumento porque criam pontos mortos onde não há qualquer vibração – isto significa que o impacto nessas superfícies não fará qualquer ruído (como quando se bate numa garrafa de água de plástico contra uma de vidro).

Tamanho e Forma da Boca

O tamanho e a forma da boca de uma guitarra acústica são críticos na determinação das suas características de ressonância.

A boca, ou buraco de ressonância, é o buraco por baixo das cordas, na parte do corpo da guitarra, a abertura para a caixa de ressonância.

O tamanho da abertura afeta o som porque determina a quantidade de ar que pode ser aspirado para dentro do corpo através do seu orifício de som.

Um buraco maior permitirá a entrada de mais ar, produzindo um tom mais alto com mais volume e projeção. A forma da abertura também afeta o tom, pois determina quanta energia é transferida das moléculas de ar que entram através da boca para as cordas que vibram em cima delas.

Esta transferência pode produzir tons em excesso que aumentam ou diminuem a nota original, dependendo de serem ou não harmoniosos com esta; demasiados tons em excesso irão turvar o seu som, tornando-o menos claro.

2 tipos de Guitarras Acústicas com diferentes sons e tons

Guitarra Acústica Dreadnought

Dreadnought é um tipo de guitarra acústica, e um dos mais populares. É normalmente usada em música folclore, country e rock.

As Dreadnoughts são maiores do que outros tipos de guitarras acústicas, tornando-a mais difícil de tocar para principiantes.

A guitarra Dreadnought tem o nome do HMS Dreadnought, um navio de guerra britânico lançado em 1906. O navio foi o primeiro da sua classe, e estabeleceu o padrão para todos os futuros navios de guerra.

Guitarra Acústica Folk

As guitarras acústicas folk são frequentemente mais finas do que as suas congéneres modernas.

Estas guitarras também não têm um cutaway (o corte no corpo que permite chegar aos trastes mais junto do corpo), e um pescoço mais fino do que as guitarras acústicas Dreadnought.

Muitas guitarras acústicas folk são feitas com topos de abeto para dar tom e projeção.

As guitarras folk foram popularizadas por artistas como Bob Dylan e Pete Seeger.

As guitarras acústicas folk podem ser tocadas com palheta ou dedos; de qualquer das formas, elas permitem um excelente acompanhamento de vozes cantadas ou arranjos musicais.

Conclusão

A guitarra acústica é um dos elementos básicos do género de música popular, e é fácil de ver porquê.

Se procura uma guitarra acústica, então o mais importante é que encontre uma que seja adequada para si.

Pode começar por procurar os diferentes modelos e marcas disponíveis em lojas de instrumentos musicais, como a Ludimusic, com muitas marcas e vários modelos apropriados para diferentes níveis de orçamento.

Com tanta oferta é certo que encontrará a guitarra acústica que se adequa ao seu gosto, vontade musical e orçamento.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here