Comunidade intermunicipal do Oeste aprova orçamento de 3,4 milhões de euros
publicidade

A Assembleia Intermunicipal do Oeste aprovou um orçamento de 3,4 milhões de euros para 2016, ano em que o maior investimento recairá no projeto Oeste LED, que visa reduzir a fatura energética dos 12 municípios da região.

O orçamento da OesteCim (Comunidade Intermunicipal do Oeste) totalizará, no próximo ano, 3 453.952 euros, o que representa um decréscimo de 19% em relação aos 4.273.410 euros movimentados em 2015.

A descida deve-se, segundo o vice-presidente da OesteCim, Fernando Tinta Ferreira, ao de se se tratar de “um orçamento de transição, em que os projetos do antigo quadro comunitário estão concluídos e ainda não se regista entrada de dinheiro dos novos projetos”.

Daí que o orçamento das receitas correntes caia 59% em relação ao último ano, fixando-se nos 1.644.847 euros.

Já as receitas de capital terão um crescimento de 605%, subindo de 256.748 euros para 1.809.088 euros, devido à circunstância de “a OesteCim se assumir como dono da obra do projeto Oeste LED”, explicou o também presidente das Caldas da Rainha.

O projeto prevê a substituição de 45% dos 110 mil candeeiros de iluminação pública convencionais por candeeiros com tecnologia “LED”, conduzindo a uma poupança estimada de cerca de 50% dos atuais 6,6 milhões de euros que os 12 municípios gastam em iluminação.

No que toca à despesa a maior parcela, 53%, destina-se à aquisição de bens e serviços, seguidos das despesas com pessoal, que arrecadam 39% do total orçamentado.

O orçamento foi na sexta-feira à noite aprovado por maioria na Assembleia Intermunicipal, com a abstenção dos membros da bancada do PSP e sem qualquer voto contra.

O orçamento foi, excecionalmente, explicado aos deputados por Tinta Ferreira, presidente da câmara das Caldas da Rainha, que na sessão substituiu Carlos Miguel, presidente da câmara de Torres Vedras, agora indigitado como secretário de Estado das Autarquias Locais.

A saída de Carlos Miguel da presidência da OesteCim agora à eleição de um novo presidente entre os 12 autarcas dos concelhos de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Nazaré, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

A eleição está agendada para a próxima reunião do conselho a realizar na quinta-feira.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.