Comunidade Intermunicipal do Oeste vai desenvolver projetos para famílias
publicidade

Estas ações têm o intuito de apoiar os técnicos nas suas necessidades diárias e no desenvolvimento de estratégias adequadas aos objetivos que desejam alcançar.

No âmbito do Plano integrado e inovador de combate ao insucesso escolar da Região Oeste – Aluno ao Centro, mais concretamente na ação 1.3.1 EsPa – Encontros na Escola: Reforço da Parentalidade, serão desenvolvidas várias atividades por toda a Região Oeste.

Tendo presente a importância dos pais no desenvolvimento das crianças enquanto futuros cidadãos, importa que os mesmos tenham apoio nesta tarefa nobre e essencial ao futuro da sociedade – educar.

Ao longo dos anos, várias são as informações e temáticas que se têm afirmado socialmente ao nível da intervenção parental e que importa fazer chegar aos pais, de diferentes formas e com recurso a várias estratégias, respeitando os seus tempos e as suas dinâmicas.

Porque cada Município tem a sua realidade, e os cidadãos as suas dinâmicas e necessidades, vão ser desenvolvidas ações de capacitação para técnicos, a fim de desenhar projetos locais de intervenção parental. Estas ações têm o intuito de apoiar os técnicos nas suas necessidades diárias e no desenvolvimento de estratégias adequadas aos objetivos que desejam alcançar.

Sempre com o objetivo de prestar este apoio ao longo do tempo, uma vez que a intervenção parental não é rápida e de simples execução, será desenvolvida uma plataforma de referenciação de problema neste âmbito. Esta plataforma irá permitir um apoio contínuo a todos os atores que, ao nível local e regional, podem definir estratégias e políticas para um melhor exercício da parentalidade por parte das famílias através de atividades adequadas às suas necessidades.

O brincar e o lazer são essências na vida das famílias, por isso serão dinamizados Sábados em família em todos os municípios, com recurso a jogos de tabuleiros modernos. Nestas sessões, as famílias dos alunos do 1o CEB vão explorar diferentes jogos e atividades, ao mesmo tempo que reforçam emoções e competências entre si e com outras famílias do seu território.

Este projeto estará em articulação com o projeto de valorização do Pré-escolar, onde serão desenvolvidas sessões com pais e diversos profissionais locais, para fomento dos mesmos objetivos, isto é, apoiar o exercício de uma parentalidade mais positiva, consciente, informada e intencional entre as famílias.

publicidade

Artigo anteriorPresidente da Anafre considera que estatuto do eleito local está “a meio da ponte”
Próximo artigoSalão Nobre dos Bombeiros recebe Ensemble de Saxofones Metropolitana
Redação
O TORRES VEDRAS WEB é um website de informação, notícias e recursos sobre a cidade, concelho de Torres Vedras e da atualidade em geral. A tua cidade online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui