Concelho de Torres Vedras e Coimbra com maior número de Empresas Gazela
publicidade

As Empresas Gazela são empresas “jovens e com elevados ritmos de crescimento”.

Na Região Centro, Torres Vedras é o Concelho com mais Empresas Gazela. A partilhar o “primeiro lugar” com Coimbra, ambos os Concelhos contabilizaram sete Empresas Gazela no ano de 2017.

Adega Mãe – Sociedade Agrícola, Lda; Alwayswonder, Lda; Binary Subject, S.A.; CNS Saúde, LDA; Improvisobra, Lda.; San Isidro de Los Valles Portugal, S.A., e Summer Camp I, S.A. são as empresas gazela do concelho de Torres Vedras.

Ao todo, a Região Centro conta com 82 Empresas Gazela, distribuídas por 39 municípios da Região Centro, começando pelo Concelho de Coimbra e Torres Vedras com sete empresas cada, seguidos pelo município de Viseu com seis e da Marinha Grande com quatro empresas. Com três empresas gazela, encontram-se os municípios de Águeda, Castelo Branco, Leiria, Mangualde, Ovar e Torres Novas.

As Empresas Gazela são empresas “jovens e com elevados ritmos de crescimento”. Trata-se de “organizações inovadoras, capazes de se posicionar de forma diferenciadora nos mercados”

Segundo o estudo elaborado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro – CCDRC, as empresas em causa quase triplicaram o número de trabalhadores entre 2013 e 2016, passando de um volume de emprego de 1178 para 3090 trabalhadores.

É de salientar ainda o facto do volume de negócios destas empresas cresceu 363% entre 2013 e 2016, passando de 55 milhões de euros, em 2013, para 256 milhões de euros, em 2016.

Os critérios para identificar as Empresas Gazela de 2017 foram: terem surgido a partir de 2008; o crescimento do volume de negócios tenha sido superior a 20% ao ano em 2014, 2015 e 2016; possuírem a sua sede na Região Centro; empregarem pelo menos 10 trabalhadores em 2016; e possuírem facturação igual ou superior a 500 mil euros.

Créditos de Imagem: Câmara Municipal de Torres Vedras

 

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here