No âmbito da “Temporada Darcos”, a Madrid Soloists Chamber Orchestra atua em conjunto com o grupo de música de câmara Ensemble Darcos no próximo dia 17 de outubro, pelas 17h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras.
Integrado na Mostra Espanha 2021, este concerto será antecedido por outros dois também a levar a cabo em conjunto por aqueles agrupamentos musicais no âmbito da “Temporada Darcos”: um que acontecerá no dia 16 de outubro, pelas 18h30, no Museu do Dinheiro, em Lisboa, igualmente inserido na referida mostra; e um outro que se realizará em Madrid (no Auditório Nacional Sala de Cámara), no dia 14 de outubro, pelas 19h30.
De referir que a Madrid Soloists Chamber Orchestra emergiu na cena musical espanhola como uma das orquestras mais promissoras da atualidade, tendo, durante vários anos, sido protagonista de uma crescente e regular carreira internacional.
A colaboração desta orquestra com o Ensemble Darcos resulta do trabalho conjunto dos seus diretores artísticos – Nuno Côrte-Real e Gabor Szabo -, dois músicos cujo ideal de beleza pode ser definido como a procura da perfeição.
Nos concertos que a Madrid Soloists Chamber Orchestra e o Ensemble Darcos realizarão em conjunto, os dois grupos apresentarão duas obras únicas na história da música ocidental: o Concerto para Clarinete e Orquestra, de Aron Copland, que será interpretado pelo virtuoso Sebastian Manz; e a intemporal e romântica Noite Transfigurada, de Arnold Schoenberg, a qual completará as Canções de amor e natureza, da autoria de Nuno Côrte-Real.
Nos referidos concertos a união ibérica far-se-á através do amor, da natureza e da paixão pelos sons, o que permitirá reduzir o espaço entre Portugal e Espanha e fazer emergir um espírito unificado e concêntrico, o caminho para uma verdadeira Ibéria cultural.
De recordar que a “Temporada Darcos” constitui-se como uma iniciativa singular no panorama musical, na qual se divulga a música clássica segundo diversas abordagens dadas por autores europeus de referência, sendo dirigida pelo compositor e maestro torriense Nuno Côrte-Real. Os espetáculos desta temporada são na sua maioria interpretados pelo grupo Ensemble Darcos, um dos mais prestigiados grupos de câmara portugueses da atualidade, o qual apresenta uma formação que varia consoante o programa de concerto. De realçar que aclamados solistas e orquestras nacionais e internacionais têm também participado nesta iniciativa. Tendo como ponto de partida o concelho de Torres Vedras, e sendo coorganizada com a Câmara Municipal de Torres Vedras, a “Temporada Darcos” tem em 2021 a sua 14.ª edição.