
No âmbito das comemorações do 40.º aniversário da Camerata Vocal de Torres Vedras, o Teatro-Cine de Torres Vedras vai acolher no próximo dia 21 de maio, pelas 21h30, um concerto do grupo Voice’ n’ Combo, intitulado Time for Jazz.
Por meio deste espetáculo proporcionar-se-á um pequeno percurso pela história do jazz, evidenciando-se as diferenças entre as respetivas épocas, valorizando-se as especificidades das mesmas, e revelando-se as permutas e influências que estabeleceram entre si.
O programa do concerto Time for Jazz será o seguinte:
Bob Carlton
Jada Jazz (arranjos de Donald Moore)
Billy Strayhorn & Duke Ellington
Take the «A» Train (arranjos de Kirby Shaw)
Cole Porter
Night and Day (arranjos de Gwyn Arch)
Yip Harburg & Burton Lane
Old devil Moon (arranjos de Mac Huff)
Harry Warren & Mack Gordon
Chattanooga Choo Choo (arranjos de Mack Huff)
Bert Keampfert & Milt Gabler
L-O-V-E (arranjos de Kirby Shaw)
Bobby Troup
Route 66 (arranjos de Kirby Shaw)
Johnny Mercer & Jacques Prevert
Autumn Leaves (arranjos de Paris Rutherford)
On The Sunny Side Of The Street – instrumental
Someone to watch over me – a “cappella”
Paul Desmond & Dave Brubeck
Take Five (arranjos de Kirby Shaw)
Horace Silver
Song for my Father (arranjos de Raymond Roberts)
Ira & George Gershwin
I Got Rhythm (arranjos de Mark Hayes)
De referir, a propósito da temática do concerto Time for Jazz, que as longínquas origens deste estilo musical cantam a dor do Homem prisioneiro e a sua esperança de libertação. O jazz nasce nos campos de algodão e nas igrejas, celebra os funerais, difunde-se num vasto território, mas é em Nova Orleães que encontra o terreno mais fértil para crescer e ser uma arte relevante. Surge das inúmeras diferenças norte-americanas: entre pobres e ricos, felizes e infelizes, o campo e a cidade, negros e brancos, homens e mulheres, entre a velha África e a velha Europa. É uma arte de memória. Uma mistura explosiva de ritmos africanos e de elementos melódicos, harmónicos e formais da tradição europeia. Nesta identidade musical ressoam o lamento e o protesto contra a opressão, a luta pelos direitos civis, uma mensagem de esperança e a afirmação perante as adversidades. Ecoam duas guerras mundiais, a depressão económica e ao mesmo tempo a encarnação do drama da história dos Estados Unidos da América.
As entradas no Teatro-Cine de Torres Vedras para se assistir ao concerto Time for Jazz são gratuitas.
Ficha Técnica
Ariana Russo: soprano
Rita Tavares: contralto
Frederico Projecto: tenor
Pedro Casanova: baixo
Ricardo Correia: saxofone
João Nogueira: contrabaixo
Samuel Dias: bateria
Miro Hipólito: piano
Coprodução: Teatro-Cine de Torres Vedras
