publicidade

A reabilitação do troço da Estrada Nacional 9 (EN9) entre Torres Vedras e a localidade da Merceana, no concelho de Alenquer, está concluída, representando um investimento de 3,6 milhões de euros, anunciou hoje a Infraestruturas de Portugal (IP).

A empreitada teve início em julho de 2019 e compreendeu a requalificação do atual troço da EN9 numa extensão de de 15,8 quilómetros, entre os quilómetros 68, em Torres Vedras, e 82, até ao entroncamento da EN115, na localidade da Merceana.

Em comunicado, a IP sublinha que com a concretização desta obra “são asseguradas importantes melhorias ao nível da mobilidade e segurança rodoviária para os milhares de utilizadores que diariamente circulam na EN9 nas suas deslocações”.

“A intervenção efetuada teve como objetivo dotar a estrada de características mais homogéneas, permitindo desta forma uma melhoria das condições de circulação e segurança”, refere a IP.

A empresa explica que o troço intervencionado tem 14,4 quilómetros de extensão e que se desenvolve ao longo da freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, das Uniões de Freguesias de Dois Portos e Runa e Carvoeira e Carmões, no concelho de Torres Vedras, e na União de Freguesias de Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha, no concelho vizinho de Alenquer.

As obras de requalificação, que representaram um investimento de 3,6 milhões de euros, contemplaram o alargamento, a pavimentação, a retificação do traçado e melhorias ao nível dos sistemas de drenagem, sinalização e equipamentos de segurança.

O concurso público foi lançado em maio de 2018 pelo montante de quatro milhões de euros, mas foi adjudicado por 3,6 milhões de euros, segundo o contrato, a que a agência Lusa teve acesso na altura.

As câmaras municipais de Torres Vedras e Alenquer, no distrito de Lisboa, pediam a requalificação daquela via até Alenquer e não apenas até à Merceana.

A requalificação daquele troço da EN9 constava do Plano de Compensações pela Deslocalização do Aeroporto Internacional de Lisboa da Ota (Alenquer), celebrado entre o Governo liderado pelo socialista José Sócrates e os municípios da região Oeste em 2009.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here