Condições clássicas em Santa Cruz definem novos campeões do Circuito de Surf do Centro
publicidade

4.ª e última etapa teve lugar nos dias 11 e 12 de maio.

Oitenta e dois inscritos forçaram dois dias de competição muito longos na 4.ª e última etapa do Circuito de Surf do Centro que decorreu na Praia do Mirante, Santa Cruz, em Torres Vedras. Ao final de domingo, diante um pôr-de-sol magnífico, os campeões da etapa e os novos campeões regionais eram finalmente revelados. 

No sábado, com ondas de um metrão bem medido, os atletas lutaram contra o vento norte e uma ligeira corrente que obrigou a um esforço adicional, num primeiro dia de prova intenso mas igualmente longo e cansativo que registou 11 horas de competição. No domingo, com o vento leste a dar sinal praticamente todo o dia, o cenário era outro, com as ondas alisadas pelo offshore e condições bem “clean”, proporcionando boas condições a todos aqueles que ainda se encontravam em prova. 

Relativamente à competição propriamente dita, destaque para Matias Canhoto (9.83), Mário Leopoldo (8.43), Salvador Costa (8.33), Afonso Antunes (10.00), Maria Chaves (8.83) e Carolina Santos (9.00) que foram dos surfistas em prova que assinalaram as notas mais altas de todo o evento. Afonso Antunes, além de ter dado a observar várias ondas na casa da excelência (acima dos 8 pontos), também registou o score combinado mais elevado – 18.20 pontos em 20 possíveis. 

No final, depois de muitas ondas surfadas e heats realizados, Matias Canhoto (Peniche Surfing Clube) comprovou o favoritismo nos Sub-12 levando a vitória para casa, tal como Salvador Costa (Ericeira Surf Clube) que saiu em primeiro lugar nos Sub-14. Maria Chaves (Ericeira Surf Clube) limpou com grande estilo a divisão Sub-16 Feminino, enquanto Carolina Santos (Peniche Surfing Clube) subiu ao topo do pódio na Sub-18 Feminina. 

A experiência e o alto nível de Afonso Antunes (Ericeira Surf Clube) sobressaiu e esteve sempre em evidência em todos as baterias que disputou nas águas de Santa Cruz. Por isso, não é de estranhar que tenha vencido não só a categoria Sub-16, mas também a Sub-18. 

Maria Salgado, atleta Sealand, também merece uma nota especial uma vez que, ao ficar em segundo lugar na etapa, sagrou-se campeã regional sub-16 feminina pela primeira vez na carreira, um feito que encheu a Associação que representa e os locais de orgulho. 

A organização da etapa, que foi powered by NOAH, esteve a cargo da Associação Sealand Santa Cruz e da Federação Portuguesa de Surf, sendo que os apoios institucionais ficaram por conta da Câmara Municipal de Torres Vedras, Junta de Freguesia da Silveira e Junta de Freguesia de A-dos-Cunhados e Maceira. Os mecenas da Sealand são o Café Parque, Noah Surf House, Manel Sport e Contafirme Seguros e Contabilidade.  

publicidade

Artigo anteriorTorres Vedras com obras em curso de 12,3 milhões de euros
Próximo artigoPorto Novo recebe “Concerto Clássico” da Temporada Darcos
Redação
O TORRES VEDRAS WEB é um website de informação, notícias e recursos sobre a cidade, concelho de Torres Vedras e da atualidade em geral. A tua cidade online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui