Intervenção representou um investimento de 97.888,38 €
Uma empreitada de “Requalificação de Passadeiras de peões na cidade de Torres Vedras” foi recentemente executada.
Esta intervenção, que foi promovida pela Câmara Municipal e representou um investimento de 97.888,38 €, visou a melhoria da segurança, acessibilidade e mobilidade junto a passadeiras, dando continuidade ao trabalho de cumprir a premissa de assegurar a inclusão de todos os peões utilizadores da Cidade.
Ao todo, foram intervencionados oito espaços, tendo a escolha dos mesmos se baseado em dois fatores: proximidade de escolas localizadas em arruamentos sensíveis a nível de segurança pedonal; e existência de passadeiras com elevado fluxo de peões, inseridas em arruamentos com elevada circulação viária.
Das ações realizadas no âmbito da empreitada, destaque-se o alargamento dos passeios junto a zonas de atravessamento pedonal, a remoção de obstáculos à circulação pedonal, a colocação de pavimento tátil para invisuais também em zonas pedonais, o rebaixamento de lancis de acesso a passadeiras, a aplicação em zonas viárias de pavimento (de cor vermelha) com efeito antiderrapante e com alta resistência a travagens, torções e fricção, a colocação de marcadores luminosos numa passadeira e a instalação de sinalização vertical.
De referir, relacionado com a obra realizada, que, para além de um imperativo de cidadania, a acessibilidade plena é também uma oportunidade para inovar e promover a qualidade de vida. Os espaços públicos devem ser concebidos de forma responsável, com um desenho de compromisso que responda à satisfação da totalidade das necessidades dos utilizadores.