publicidade

“CIDADES ORIENTADAS PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL”

TORRES VEDRAS ACOLHE CONFERÊNCIA NO DIA 17 DE ABRIL

“Cidades orientadas para um futuro sustentável” é o tema da conferência que se realiza no dia 17 de abril, terça-feira, entre as 10h00 e as 18h00, no Centro Pastoral de Torres Vedras*. A sessão de abertura vai contar com a presença do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.

Esta iniciativa é promovida pela Direção-Geral do Território, Pacto dos Autarcas, Quadro de Referência para Cidades Sustentáveis e pela Câmara Municipal de Torres Vedras.
O evento tem por objetivo abordar a temática do desenvolvimento urbano sustentável e integrado, com particular destaque para a Agenda Urbana para a União Europeia, assim como para as ações promovidas pelo Conselho de Municípios e Regiões da Europa.

A Agenda Urbana para a União Europeia é um acordo intergovernamental firmado em maio de 2016 pelos 28 estados membros da UE, Noruega e Suíça, que pretende, através da constituição de parcerias temáticas, introduzir melhor regulação, melhor financiamento e melhor conhecimento nas áreas urbanas europeias.

O Pacto dos Autarcas é uma iniciativa europeia lançada em 2008, com a ambição de reunir os governos locais comprometidos, voluntariamente, em alcançar e exceder os objetivos da UE para o clima e energia. A iniciativa conta atualmente com mais de 7 mil municípios e regiões de 57 países, baseando-se nos pontos fortes de um movimento mundial multissetorial e no apoio técnico e metodológico oferecido pelos secretariados dedicados.

O Quadro de Referência para Cidades Sustentáveis é uma ferramenta de apoio à decisão, online e gratuita, que visa ajudar as cidades no planeamento, implementação e monitorização de estratégias integradas de desenvolvimento urbano sustentável. O principal objetivo é tornar as cidades mais verdes, inclusivas e atrativas.

O seminário inclui uma sessão plenária da parte da manhã e duas sessões temáticas da parte da tarde que decorrem em paralelo: a sessão A dedicada ao Pacto dos Autarcas e a sessão B dedicada ao Quadro de Referência para Cidades Sustentáveis.

A entrada é livre, ainda que sujeita a inscrição prévia. No ato da inscrição, os participantes são convidados a fazer a sua escolha entre a sessão A e a sessão B.

Programa
Inscrições online
Info

*Centro Pastoral de Torres Vedras

Rua António Augusto Cabral

dcri@dgterritorio.pt

Localização Google Maps

cartaz cidades sustentáveis

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.