Conferência “Torres Vedras no caminho da sustentabilidade: os próximos 40 anos”
publicidade

No ano em que celebra 40 anos da elevação a Cidade, Torres Vedras olha para o futuro.

Nesse sentido o auditório do Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras acolhe no Feriado Municipal (11 de novembro), pelas 11h, a conferência “Torres Vedras no caminho da sustentabilidade: os próximos 40 anos”.

Trata-se de uma conferência que promete refletir sobre os desafios em torno das alterações climáticas e os caminhos a percorrer pelas cidades do futuro nomeadamente nas áreas do ambiente e da sustentabilidade, a qual contará com a participação de João Ferrão, investigador coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (UL) e coordenador do Grupo de Investigação “Ambiente, Território e Sociedade” e do Conselho dos Observatórios do ICS-UL, e de António Esteves, jornalista da RTP.

De referir a este propósito que há muito que o ambiente e a sustentabilidade estão no centro do trabalho do Município de Torres Vedras, que há 20 anos deu início ao seu Plano Municipal de Ambiente. Mais tarde, seria a Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas a assumir o compromisso de Torres Vedras em torno de medidas que contribuam para a minimização dos efeitos das alterações climáticas.

Entretanto a Agenda 21 Local viria a assumir-se como um plano estratégico e operacional que teve como principal objetivo alcançar comunidades sustentáveis: comunidades com uma economia local forte e viável, socialmente justas, inclusivas e em paz, ecoeficientes e com boa governação. Foi desta forma que a Câmara Municipal de Torres Vedras respondeu ao desafio lançado pelas Nações Unidas na Conferência do Rio de Janeiro, decidindo implementar a Agenda 21 Local e aderir aos Compromissos de Aalborg.

Após seis anos de implementação da mesma, uma reflexão sobre a dinâmica da Agenda 21 levou a uma proposta de revisão alicerçada na resolução das Nações Unidas “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”. Surgia, assim, a Agenda Torres Vedras 2030, que se colocou na primeira linha das boas práticas internacionais de desenvolvimento sustentável.

Hoje, no horizonte, está a melhoria da qualidade de vida da população, a promoção do desenvolvimento urbano sustentável e o estímulo ao investimento e à inovação no território. Objetivos sempre presentes ao longo das últimas quatro décadas, em que a Cidade e o Concelho de Torres Vedras se tornaram numa referência.

O programa da conferência “Torres Vedras no caminho da sustentabilidade: os próximos 40 anos” é o seguinte:

  • 10h45 | Receção aos participantes
  • 11h00 | Boas-vindas

    Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras 
  • 11h15 | “Torres Vedras: 40 anos de uma cidade com futuro”

    Vídeo-resumo da conferência de 7 de julho de 2019
  • 11h30 | “No caminho da sustentabilidade: os próximos 40 anos”

    António Esteves, jornalista da RTP

    João Ferrão, investigador coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (UL) e coordenador do Grupo de Investigação “Ambiente, Território e Sociedade” e do Conselho dos Observatórios do ICS-UL 
  • 12h30 | Encerramento
publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here