Confraria do Carnaval inaugura exposição na Paços – Galeria Municipal
publicidade

“Loucuras e Rodas nas voltas do Carnaval” é o nome da exposição promovida pela Real Confraria do Carnaval de Torres, cuja inauguração teve lugar ontem na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras.

Várias dezenas de confrades reuniram-se ao final da tarde junto ao emblemático Monumento ao Carnaval, na Praça da República, e foi ao som do grupo “Rufos e Roncos” que seguiram, em desfile, até à Praça do Município. “A casa é vossa” saudou Carlos Bernardes, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, que com Ana Umbelino, Vereadora da Cultura, recebeu os confrades e as matrafonas que fizeram questão de marcar presença na cerimónia.

A organização da exposição ficou a cargo do confrade António Ventura, que além de levar os mais velhos a recordar momentos e figuras de outros tempos, pretende que os mais novos conheçam a história daquela que é “a” festa da cidade. António Miranda, Chanceler da Confraria, referiu que se estão a convergir esforços para que, logo após o Carnaval, as escolas promovam visitas de estudo à Galeria.

Confraria do Carnaval inaugura exposição na Paços – Galeria Municipal

As escadas que nos conduzem até ao espaço expositivo mostram cartazes que anunciam os “Tradicionais Festejos de Carnaval” de 1938 ou que proclamam autênticas frases folionas como “Carnaval 65. Isso é quera bom!” Já na Galeria encontram-se registos fotográficos dos carros alegóricos das décadas de 20 a 60, sem esquecer os mais recentes, de 2008 a 2013, as “figuras e figurões” que marcam o Carnaval, e ainda moldes e maquetes que ficam para a história do mais português de Portugal.

A iniciativa mereceu os parabéns de Carlos Bernardes que, a dois dias do arranque das comemorações carnavalescas, temeu os sinais que São Pedro tem vindo a dar… Já Ana Umbelino sublinhou a relevância desta mostra no contexto do desenvolvimento do projecto do Centro de Artes do Carnaval, no espaço do antigo Matadouro Municipal, destacando a importância de se “conferir ao Carnaval a seriedade que ele também tem.”

“Loucuras e Rodas nas voltas do Carnaval” mostra todos os que “fazem do nosso Carnaval o mais genuíno deste mundo e arredores” e exige passagem obrigatória a todos os foliões torrienses até dia 20 de Fevereiro, nos antigos Paços do Concelho.

Confraria do Carnaval inaugura exposição na Paços – Galeria Municipal

publicidade

Artigo anteriorCarnaval de Torres Vedras transforma Governo em marioneta do PCP e do BE
Próximo artigoO Carnaval está a chegar… Fomos espreitar os carros!
Rita Alves dos Santos
Jornalista. Natural de Torres Vedras. Licenciada em Ciências da Cultura na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Pós-Graduada em Jornalismo Multiplataforma. Mestranda em Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui