publicidade

Aconteceu nos passados dias 30, 31 de outubro e 1 de novembro, o XXXII Congresso Nacional de Rotaract e XVI Congresso Nacional de Interact, em Torres Vedras.

Este é um evento anual que tem como objetivo unir os dois distritos rotários portugueses (1960 e 1970) numa celebração daquilo que é ser ROTARACT e INTERACT em Portugal. Após a vitória da candidatura do Rotaract Club Torres Vedras à realização deste evento, em novembro do ano passado, avançámos com o tema “Las Vedras 2015 – A little less conversation, a little more action” uma clara promessa de que este congresso iria assentar naquilo que está por trás da criação destes dois programas jovens: ser um exemplo de ação na comunidade.

Contámos com a participação de mais de 130 pessoas, vindas desde de Santo Tirso a Tavira, e também Ponta Delgada. O evento contou com uma sessão de abertura na Transforma, onde foi servido um welcome buffet pelos alunos da Escola de Serviços e Comércio do Oeste, onde aconteceu também um workshop de Cocktails.

No sábado, a sessão de trabalhos realizou-se no Teatro Cine, havendo espaço também a uma pequena apresentação do Carnaval de Torres Vedras, com a presença da Real Confraria do Carnaval de Torres e com 6 cabeçudos que, juntamente com os congressistas, se juntarem em palco para uma pequena amostra do evento ex-líbris do concelho.

A tarde de sábado foi a personalização do tema “A little less conversation, a little more action” e também o ponto alto do congresso. Aconteceram em simultâneo dez atividades de cariz social na comunidade torriense, algo inédito num congresso desta dimensão.

As atividades e as instituições por onde este congresso passou foram:

a. uma gincana de Halloween com as crianças do Centro de Acolhimento Temporário – Renascer;
b. uma atividade de culinária com os utentes do Domus Santa Casa da Misericórdia;
c. a plantação de uma horta com as crianças do Centro de Intervenção Comunitária;
d. um passeio com os cachorros da Associação de Proteção dos Animais;
e. uma recolha de sangue na sede do Rotaract Club Torres Vedras com o apoio da Liga dos Dadores de Sangue de Torres Vedras;
f. uma ação de voluntariado com a Liga de Amigos do Hospital de Torres Vedras;
g. um jogo de bingo com a Associação de Reformados de Torres Vedras;
h. uma sessão de trabalhos manuais com os utentes do Lar e Centro de Dia de São José;
i. uma aula de movimento no Lar e Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia;
j. uma recolha de medicamentos não sujeitos a receita médica na Farmácia Garção a favor da Clínica da Solidariedade do Centro Pastoral.

Terminada esta tarde, houve um jantar de gala no restaurante Páteo do Faustino, que foi aberto por uma performance do tema “A Little Less Conversation, a Little More Action”, seguido por uma entrega de prémios aos congressistas que mais se destacaram – os Prémios Fernando – , e terminou com um espectáculo de magia pelo mágico Nuno André, do programa “A Magia da Vida”.

No domingo, plantámos a árvore da amizade no Jardim da Várzea, uma tradição do fundador do Rotary Paul Harris, e terminámos com um workshop de suporte básico de vida ministrado pelos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, seguido de uma visita ao quartel.

Por último, agradecer aos nossos parceiros: o Rotary Club Torres Vedras, e às governadorias de Rotary dos dois distritos; à Câmara Municipal de Torres Vedras; aos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras; à Transforma; à Promotorres; e ao Grupo Lovely Choices. Agradecemos também as entidades patrocinadoras: a Stargric, a Jamabé, a Caero, a Toytorres, a Optica-OCT, a Vimeiro, a Massa Fresca, a Adega Mãe, o Novo Dia, os Moinhos da Capucha, a Abraço, o ISPO, a florista Ana Flor, a PhoenixContact e ao ATV.

E ainda ao Interact Club Torres Vedras, o novo clube em formação na nossa cidade, que fez a sua primeira aparição ao país neste evento.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.