publicidade

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, disse hoje em Torres Vedras que a Conta Satélite do Turismo já foi reativada com o INE, aguardando-se pelos primeiros resultados em 2017.

“Neste momento já foi reativada, os trabalhos estão a decorrer e os primeiros resultados serão divulgados em 2017”, afirmou Ana Mendes Godinho em declarações à agência Lusa.

A Conta Satélite do Turismo é uma ferramenta de estatística, com base na metodologia do Eurostat, que pretende medir a importância do setor na economia portuguesa e que deixou de ser utilizada em 2010.

A primeira iniciativa de colaboração entre o governo, então liderado por Pedro Passos Coelho, o Instituto Nacional de Estatística (INE) e o Turismo de Portugal realizou-se a 25 de janeiro de 2015 com a assinatura de um protocolo para que se realizasse um inquérito ao turismo internacional, que deverá começar até final de junho para estar concluído no segundo semestre de 2016.

O protocolo assinado entre as partes para financiar os estudos estatísticos permitirá ainda retomar as contas satélite do turismo que não são atualizadas desde 2010.

A amostragem do inquérito ao turismo internacional vai ser recolhida através de inquéritos aos turistas que vão ser feitos em postos de observação nas fronteiras terrestres, nos aeroportos, postos marítimos, controlos de autoestradas, entre outros.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.