publicidade

O projeto “Conversas com Pais” prossegue no próximo dia 4 de março, com uma sessão que terá como tema o “Impacto da pandemia na saúde mental das crianças e adolescentes”.

A realizar no auditório do Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras, a partir das 21h30, esta sessãoterá como orador Raquel Raimundo (psicóloga) e, como moderador, Hernâni Costa (presidente da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo).

Como enquadramento desta sessão é referido que as “rápidas mudanças sociais, económicas e tecnológicas estão a expor as crianças e adolescentes a pressões e desafios, com consequente sobrecarga emocional, enfraquecimento dos laços sociais e impacto negativo nas aprendizagens e no seu bem-estar.

Nos dias que correm os mais novos enfrentam desafios tais como: pobreza e desigualdade social, bullying e cyberbullying, conflitos familiares, consumismo, manipulação dos media e adição às tecnologias, pressão académica, stresse, solidão e isolamento social, migração, mobilidade e mudanças na estrutura das famílias e comunidades.

A pandemia tem vindo a mostrar alguns resultados preocupantes acerca da saúde psicológica das crianças e adolescentes. Os que se encontravam em estado de maior fragilidade pré-pandemia são os que mais sofreram um impacto negativo”.

Estas ideias serão desenvolvidas na próxima sessão das “Conversas com Pais”, uma iniciativa que é organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras desde 2007, no intuito de ajudar as famílias na difícil tarefa da educação parental, na qual muitas são as dúvidas e as preocupações que assaltam os pais. Trata-se de um projeto que proporciona contextos de promoção de uma parentalidade positiva por meio de sessões com intervenção de especialistas nas mais diversas áreas de interesse na educação das crianças e jovens. “Conversas com Pais” destina-se a todos aqueles que desejam adquirir conhecimentos específicos e estratégias para ajudarem os seus filhos a crescer de forma equilibrada e feliz. Pais informados, mais confiantes e descontraídos são meio caminho percorrido para a felicidade mútua…

Raquel Raimundo
Psicóloga, doutorada pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, em Psicologia da Educação. Especialista em Psicologia da Educação, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Coordenou durante 10 anos o serviço de Psicologia do Colégio Valsassina, exercendo atualmente funções de psicóloga educacional e coordenadora da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) no mesmo. Presidente da Delegação Regional Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Consultora e formadora nas Academias Gulbenkian do Conhecimento, no âmbito da promoção de competências socioemocionais. Autora do programa de promoção de competências socioemocionais “Devagar se vai ao longe”. Coautora do livro “Avaliação e Promoção de Competências Socioemocionais em Portugal.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here