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O agrupamento faz parte de um conjunto restrito de escolas, a única no concelho de Torres Vedras, que aderiu à flexibilidade curricular, continuando a inovar as suas práticas pedagógicas e tornando-as mais motivadoras e interessantes para os jovens de hoje.

Nesta fase, envolve apenas o 2º CEB, cujos horários incluem tempos específicos de trabalho autónomo e de metodologia de projeto.

Pretendemos criar espaços escolares de envolvimento, participação e  realização pessoal que permitam desenvolver nos nossos alunos as competências necessárias no Século XXI.

A metodologia e estratégia pedagógica estão orientadas no sentido de, ao longo dos próximos anos se atingir, de modo consistente, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Um dos aspetos mais relevantes destas novas práticas passa por envolver as famílias, trazer os pais à escola, levá-los a cooperar com os alunos nesta tarefa de desenvolver projetos, com aprendizagens e experiências significativas para os seus filhos.

Assim, vamos iniciar o ano com uma atividade dirigida  a toda a Comunidade Educativa: pais, docentes, pessoal não docente, alunos, técnicos, autarcas e a todos os que se interessem por estes temas.

“Conversas para melhorar a escola”, assim se chama esta atividade, que terá a sua primeira edição, na próxima sexta feira, dia 22, pelas 18 horas, na escola sede do Agrupamento.

Convidámos para conversar connosco, uma pessoa que há muito se dedica à inovação em educação e que tem um currículo que fala por si.

Trata-se do Professor João Couvaneiro.

João Couvaneiro é especialista na integração das tecnologias em contextos educativos. Foi reconhecido como Apple Distinguished Educator e nomeado para o Global Teacher Prize.

Foi Professor Coordenador da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, de que foi diretor e onde leciona desde 1996 em numerosos cursos, com destaque para os de formação de educadores e professores, e também no Colégio dos Plátanos e no St. Peter’s International School.

Autor de capítulos de livros e artigos científicos publicados em revistas nacionais e estrangeiras, é investigador integrado do Centro de História da Universidade de Lisboa.

Exerceu funções de Técnico Especialista, na área da educação e formação de jovens e adultos, no Gabinete do Secretário de Estado da Educação. Mantém uma ativa intervenção cívica e política.

No ano passado foi distinguido pela Varkey Foundation como um dos 50 melhores professores do mundo. Esta fundação atribui o Global Teacher Prize, um prémio que é considerado o “Nobel da Educação”.

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