Correção: Novos órgãos sociais da ARPTC contam com um representante do Oeste
publicidade

Foram eleitos na passada sexta-feira os órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTC) para o triénio 2019-21.

Foram eleitos na passada sexta-feira os órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTC) para o triénio 2019-21.

Luís Miguel Rodrigo Sousinha – Hotel Maré – António Carepa Sousinha & Filhos Lda, da Nazaré, integranda a Comunidade Intermunicipal do Oeste na região do Centro, é um dos vogais eleitos para a direção  da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTC).

A ARPTC é uma entidade público-privada, sem fins lucrativos, que se destina à promoção externa do território do Centro de Portugal, tendo, aquando da sua formação, aglutinado várias regiões de turismo, entre as quais a Região de Turismo do Oeste.

As eleições decorreram no Viseu Welcome Center, tendo concorrido apenas uma lista, liderada pelo anterior presidente, Pedro Machado, que foi assim reeleito no cargo para mais três anos. Como vice-presidente continua igualmente Jorge Loureiro. Paulo Fernandes foi reconduzido como presidente da Assembleia-Geral.

“É com renovado sentido de missão que esta lista recebe o voto de confiança dos nossos parceiros na Assembleia Geral da ARPTC para mais um triénio. Vão ser três anos de trabalho intenso, em que queremos dar a conhecer o Centro de Portugal a cada vez mais viajantes, em todos os cantos do mundo”, considerou Pedro Machado, após a tomada de posse.

“O Centro de Portugal, como o país, enfrenta novos desafios, provocados pela conjuntura internacional. Encaramo-los como um estímulo e uma oportunidade para fazer crescer a notoriedade da região. Estamos certos de que os bons resultados vão continuar e agradecemos a quem confia em nós para essa tarefa”, acrescentou Pedro Machado que, recorde-se, é igualmente presidente do Turismo Centro de Portugal.

A estratégia para 2019-2021 apresentada pela lista candidata foi validada pelo universo eleitoral, constituído pelos membros da assembleia geral da ARPCT. Os princípios em que assenta a estratégia têm como eixo fundamental impulsionar a região Centro de Portugal como um território em afirmação turística. Nesse sentido, um dos objetivos expressos consiste em “alavancar o desenvolvimento turístico da região, de forma a aumentar o número de hóspedes e a estada média”.

A ARPCT sublinha que a procura turística da região Centro de Portugal “está, em grande medida, relacionada com o mar, o touring e as atividades relacionadas com o bem-estar e a natureza”. Na oferta associada ao touring, a ARPCT considera ser de particular relevância a melhoria da experiência turística no património edificado, em particular dos quatro sítios/monumentos Património Mundial, bem como a valorização do património associado a contextos paisagísticos. “A oferta de surf é muito relevante e agrega valor a toda a região, pelo que se justifica que seja uma âncora”, sustenta também a ARPCT.

São três as principais Linhas de Orientação Estratégicas e Operacionais apresentadas pela candidatura. A primeira incide no “desenvolvimento de produto relacionado com as atividades de natureza, como walkingcycling e atividades náuticas, designadamente as que se realizam em albufeiras e rios, que têm uma grande procura internacional e que permitem disseminar fluxos turísticos para o interior da região”. A segunda Linha de Orientação destaca o Turismo Religioso, com “a consolidação dos eixos Fátima e Caminhos de Santiago, bem como a valorização e promoção do património judaico”. A terceira pretende “propiciar a inclusão de ações de captação de turismo M&I (reuniões, conferências e grandes eventos internacionais) para a região. Neste âmbito a constituição de um Convention Bureau com uma participação ativa da ARPCT é determinante”.

É a seguinte a composição dos órgãos sociais que, neste mandato, conta com um representante do Oeste:

Direção

Presidente: Pedro Machado- Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal; vice-presidente: Jorge Manuel da Silva Almeida – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal; vogais: José Eduardo Arimateia Antunes – Empreendimentos Turísticos Montebelo – Sociedade de Turismo e Recreio SA; António Luís Vaz da Veiga Camões – Natura IMB Hotels; Alexandre Marto Pereira – Fátima Hotels Group; Cristina Maria de Jesus Durães – Hotel Moliceiro; João Manuel Pinto Pereira Tomás – Casas da Senhora da Estrela – Turismo Rural Lda. Luís Miguel Rodrigo Sousinha – Hotel Maré – António Carepa Sousinha & Filhos Lda; Maria Salomé dos Santos Costa – Aveiro City Lodge/The Bohemian Place – Sonetos d’Avenida – Actividades Hoteleiras, Lda; Vítor Jorge Paiva Leal – Termalistur – Termas de S. Pedro do Sul; Vítor Manuel Osório Gonçalves – Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo.

Suplentes: Nuno Manuel Gouveia Alegre – Alegre Hotel – Alegre Hotel Bussaco – Nuno Manuel Alegre; Rui Fernando Anastácio Henriques – Letras e Borboletas – Ecoturismo Lda.

Mesa da Assembleia-Geral

Presidente: Paulo Alexandre de Faria Fernandes – Grupo NOV Turismo, E.H. Hotéis e Turismo SGPS, S.A.; secretário: João Paulo Romão de Faria e Sampaio – Marialvamed Turismo Histórico e Lazer Lda – Casas do Coro TER; vogal: Alexandre Pereira de Almeida – Hotéis Alexandre d’Almeida, Lda.

Conselho Fiscal

Presidente: Margarida Ferreira dos Santos – Hotel Grão Vasco; 1.º vogal: Victor Fernando Oliveira Claro – Sociedade Marialvotel, Lda.; 2.º vogal: Hélder Edgar Almeida – Restaurante Muralha da Sé – Hélder Edgar Almeida, Unipessoal Lda.

Suplente: Pedro José de Sousa Brilhante Pedrosa – Y Travel Lda. – Empresa de Animação Turística e Agência de Viagens e Turismo

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here