Covid-19. Aberto centro de testes para concelhos do Cadaval e Lourinhã
publicidade

Um centro de testes à pandemia de covid-19, com capacidade para quase meia centena por dia, foi aberto hoje na Lourinhã para servir, além deste, o concelho do Cadaval, ambos no distrito de Lisboa.

Com este centro de testes, os cidadãos residentes nos dois concelhos, com cerca de 50 mil habitantes, deixam de se deslocar a Torres Vedras.

“As pessoas não têm de andar a fazer quilómetros para fazer o teste, o que é positivo”, afirmou aos jornalistas Luís Pisco, presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

Com uma capacidade diária de 44 testes, o centro funciona entre as 14:00 e as 17:00 e tem “capacidade para aumentar” a resposta, disse, por seu turno, o presidente da Câmara da Lourinhã, João Duarte Carvalho.

“Ninguém deixará de ser testado”, sublinhou Luís Pisco.

O teste é realizado mediante prescrição dos médicos de família e por marcação para o número 800 200 150.

O centro resulta de uma parceria entre a ARSLVT, o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul, o município da Lourinhã e um laboratório de análises privado.

Na área de Lisboa e Vale do Tejo, adiantou, estão em funcionamento 43 centros de testes e 35 centros de atendimento para despiste de sintomas.

A Lourinhã regista oito casos de infeção confirmados e o Cadaval seis, havendo quatro recuperados em cada concelho, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, à qual pertencem os dois municípios.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 206 mil mortos e infetou quase três milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Perto de 810 mil doentes foram considerados curados.

Portugal contabiliza 928 mortos associados à covid-19 em 24.027 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 25 mortos (+2,8%) e mais 163 casos de infeção (+0,7%).

Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo já anunciou a proibição de deslocações entre concelhos no fim de semana prolongado de 01 a 03 de maio.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here