Covid-19: Alenquer estima apoiar 400 famílias com cartões de refeição
publicidade

A Câmara de Alenquer está a investir 500 mil euros em ajudas imediatas às famílias afetadas pela pandemia de covid-19, entre as quais a distribuição de cartões de refeição a cerca de 400 agregados, disse hoje o seu vice-presidente.

Rui Costa afirmou à agência Lusa que este município do distrito de Lisboa efetuou uma alteração ao orçamento para este ano, reforçando as rubricas da área social em meio milhão de euros, sendo metade da verba para programas alimentares.

Dentro do pacote de medidas hoje anunciadas, a autarquia estima apoiar 400 famílias com cartões de refeição, que podem ser usados na aquisição de produtos alimentares em restaurantes ou em supermercados.

A medida abrange famílias que tenham perdido rendimentos devido a situações de desemprego, ‘lay off’ ou trabalho parcial, assim como famílias que não estejam nesta condição, mas que tenham um acréscimo de despesas por se encontrarem em casa.

“Um casal que receba o salário mínimo e tenha um filho é contemplado”, explicou o autarca.

O município duplicou também a verba do Programa de Apoio Alimentar, através do qual faz chegar cabazes de alimentos a mais de meio milhar de cidadãos do concelho, que passam a ser também apoiados por verbas monetárias extraordinárias.

Ainda no âmbito do apoio alimentar, vai ser implementado um serviço de entrega de refeições porta a porta para cidadãos em situação de grave vulnerabilidade social, com incapacidade em aceder a alimentos ou confecionar refeições por isolamento social ou falta de transportes públicos, doença crónica agravada ou doença mental.

A autarquia vai ainda alargar a tarifa social da água a mais famílias, passando de um universo de 450 para mil famílias.

“Em vez de pagar uma fatura de 30 euros, uma família passa a pagar 12 euros”, exemplificou Rui Costa.

Para aceder aos programas de apoio alimentar, pedir apoio psicológico ou esclarecer eventuais dúvidas, a câmara municipal tem disponível uma linha de apoio psicossocial (927 058 262 ou 927 058 247).

Para aderir ao tarifário social, os interessados devem contactar a Linha Tarifários através do 927 058 207.

A autarquia está também a adquirir meios tecnológicos para combater o isolamento dos utentes dos lares através de contactos por videochamada com familiares, partilha de fotografias e vídeos ou realização de jogos interativos de estimulação física, assim como computadores portáteis para emprestar a alunos carenciados do ensino secundário.

O investimento reforça também, em 250 mil euros, o Fundo Social de Emergência Municipal, para aquisição de equipamentos de proteção individual.

Na área económica, o município criou o Gabinete de Apoio ao Setor Empresarial, para prestar informação e esclarecimentos sobre todos os apoios e medidas anunciadas pelo Governo, e pondera criar um Fundo Financeiro de Apoio à Economia Local, disponibilizando apoios às empresas locais.

Alenquer regista 16 casos de infeção confirmados, dos quais um está recuperado.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 137 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 450 mil doentes foram considerados curados.

Portugal regista 629 mortos associados à covid-19 em 18.841 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 30 mortos (+5%) e mais 750 casos de infeção (+4,1%).

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here