Covid-19: Câmara de Óbidos contrai empréstimo de 500 mil euros
publicidade

A Câmara de Óbidos vai contrair um empréstimo bancário de curto prazo, no valor de 500 mil euros, para fazer face aos constrangimentos provocados pela pandemia da covid-19, anunciou hoje a autarquia.

 A verba servirá ”para reduzir os prazos de pagamento aos fornecedores do município” e, por outro lado, “para fazer face às medidas de apoio social a famílias e empresas, que já estão a ser implementadas”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques (PSD).

Num comunicado emitido hoje, a câmara do distrito de Leiria informa terem sido já gastos, de forma direta, cerca de 125 mil euros, dos quais 70 mil euros em equipamento informático para alunos do concelho e 30 mil em vales alimentares de apoio a famílias.

Citado no mesmo comunicado, Humberto Marques estima “que o apoio às famílias e empresas signifique uma quebra de receita municipal na ordem dos 1,5 milhões de euros”.

Apesar de sublinhar o facto de “a situação financeira do município ser bastante estável”, o autarca reconhece esperar “um impacto negativo direto na arrecadação de receita nos próximos meses”, que tornará “impraticável que a tesouraria consiga responder às necessidades urgentes de liquidação da dívida de curto prazo a fornecedores”.

“Como o volume da receita do município não é igual ao longo de todo o ano económico, fizemos uma consulta de mercado para obtenção das melhores condições para a contratação deste empréstimo, tendo em vista a melhoria das condições atuais de tesouraria”, acrescentou o autarca, adiantando que “o valor deverá começar a ser amortizado aquando da cobrança do IMI (Impostos Municipal sobre Imóveis)”.

O pedido de empréstimo de curto prazo, que deverá ser pago até ao final do ano, foi aprovado por unanimidade, na última reunião de câmara, na sexta-feira passada e comunicado à Assembleia Municipal, que se deverá reunir em junho.

No documento, feito pelos técnicos do município, a opção de pedir o empréstimo é ainda sustentada pela “necessidade de conter a crise empresarial” perante os dados divulgados, que apontam para um aumento de 10 mil desempregados e 40 mil trabalhadores em ‘lay-off’ na região Oeste, em consequência direta da pandemia da covid-19.

Um cenário que reforça “a necessidade de apoiar diretamente as empresas, através do pagamento mais rápido da sua faturação emitida ao município”, conclui o comunicado.

De acordo com o último boletim de situação epidemiológica publicado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim), no concelho de Óbidos não há atualmente qualquer caso ativo de infeção por covid-19. Desde o início da pandemia, foram registados no concelho dois casos positivos, ambos já recuperados.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 315.000 mortos e infetou mais de 4,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,7 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.231 pessoas das 29.209 confirmadas como infetadas, e há 6.430 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), paralisando setores inteiros da economia mundial, num “grande confinamento” que vários países já começaram a aliviar face à diminuição dos novos contágios.

publicidade

Artigo anteriorCovid-19: Oeste perde mais de um milhão de visitantes com cancelamento de espetáculos
Próximo artigo“Sonhando um Lugar” é o filme da terceira sessão do ciclo de cinema online do Café com Filmes
Agência Lusa
A Lusa é a maior produtora e distribuidora de notícias sobre Portugal e o mundo, em Língua Portuguesa. A Lusa acompanha a atualidade nacional e internacional a cada segundo, e distribui informação em texto, áudio, foto e vídeo. A rede Lusa de correspondentes cobre geograficamente todo o país e está presente em 29 de países do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui