Covid-19: Centro de surf, escuteiros e hotéis da Nazaré acolhem funcionários e munícipes
publicidade

O Centro de Alto de Rendimento de Surf (CARsurf), escuteiros e unidades hoteleiras da Nazaré estão a disponibilizar alojamento para funcionários do município, forças de segurança e munícipes que necessitem de isolamento devido à pandemia da covid-19.
Os Escuteiros do Valado dos Frades, no concelho da Nazaré, e três unidades hoteleiras da vila “disponibilizaram-se para o alojamento de emergência das forças de segurança e o acolhimento gratuito de pessoas que necessitem”, divulgou a câmara num comunicado.

A colaboração das unidades hoteleiras para o combate à pandemia da covid-19 representa “um total de 188 camas disponíveis para o acolhimento de munícipes que necessitem de ficar em regime de isolamento ou quarentena devido ao novo coronavírus”, explicou a autarquia.

Já a colaboração dos escuteiros do Valado, uma das freguesias daquele concelho do distrito de Leiria, é direcionada para o alojamento das forças de segurança.

O Centro de Alto de Rendimento de Surf da Nazaré – CARsurf disponibiliza alojamento, num total de 25 camas, a funcionários do município que estejam recrutados para prestar serviços essenciais ao concelho, tais como a proteção civil, serviço de águas e recolha de resíduos sólidos, entre outros.
A medida insere-se num conjunto de ações implementadas pelos serviços do município que garante também “toda a logística alimentar para 250 pessoas”.

No âmbito do Plano Operacional Municipal, em vigor desde o dia 23 de março, a Câmara da Nazaré tinha já disponibilizado ao Centro Hospitalar do Oeste (que integra os hospitais das Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche) um contentor equipado com balneário destinado às equipas médicas ao serviço do combate à pandemia. 

A autarquia atribuiu igualmente um apoio de 50 mil euros ao Hospital de Leiria para a aquisição de equipamentos médicos, bem como dois contentores com chuveiros.

A Nazaré dispõe desde essa data de Áreas Dedicadas para Avaliação e Tratamento de Doentes Covid-19 e no quartel dos bombeiros foi instalado um Centro de Operações Integrado.

A biblioteca municipal acolhe a base de apoio logístico do município com equipamentos de proteção individual e roupas de cama para distribuir pelos agentes de proteção civil, funcionários municipais e outras entidades, a que se juntam “50 camas e 210 colchões para disponibilizar numa situação de emergência”, acrescenta o comunicado.

De acordo com o mais recente relatório de situação epidemiológica divulgado pela Comunidade Intermunicipal OesteCim, a Nazaré registava até às 19:00 de domingo dois casos de infeção por Covid-19.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 70 mil.

Dos casos de infeção, mais de 240 mil são considerados curados.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 311 mortes, mais 16 do que na véspera (+5,4%), e 11.730 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 452 em relação a domingo (+4%).

Dos infetados, 1.099 estão internados, 270 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 140 doentes que já recuperaram.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here