Covid-19: Lourinhã prepara camas para doentes menos graves
publicidade

A Câmara da Lourinhã, no distrito de Lisboa, ativou o Plano Municipal de Emergência e tem 45 camas na Casa do Oeste prontas a receber doentes menos graves infetados pelo novo coronavírus, foi hoje anunciado.

“O município da Lourinhã já articulou a disponibilidade imediata de 45 camas na Casa do Oeste, freguesia de Ribamar, para doentes menos graves, sendo este procedimento replicado por recintos semelhantes, caso venha a surgir essa necessidade”, é referido em comunicado.

No âmbito do Plano Municipal de Emergência, a autarquia tem prevista a possibilidade de utilizar pavilhões e recintos das associações do concelho para assegurarem serviços de retaguarda e suporte logístico à situação pandémica.

O município reforçou as medidas preventivas contra o novo coronavírus, com o encerramento de todos os cemitérios do concelho, exceto para funerais restritos a 10 pessoas, dos consultórios médicos, clínicas dentárias, clínicas de fisioterapia e atividades de saúde e bem-estar, incluindo terapêuticas não convencionais.

As urgências devem ser encaminhadas para o Hospital de Torres Vedras, pertencente ao Centro Hospitalar do Oeste.

A cantina social mantém-se aberta para assegurar entregas de refeições ao domicílio.

O mercado municipal também continua aberto, com horário diferenciado para profissionais de saúde, bombeiros, forças de segurança e demais agentes de proteção civil, mas foram impostas limitações de acesso e proibição de venda de bebidas alcoólicas para o público.

No domingo, a autarquia já tinha determinado encerrar serviços municipais de atendimento ao público, hotéis e alojamentos locais, parques infantis, equipamentos desportivos e de recreio ao ar livre, casas de banho públicas, o atendimento nas juntas de freguesia, o julgado de paz, a Academia Cultural Sénior e os centros de dia do concelho.

A autarquia decidiu também suspender prazos processuais e visitas aos lares.

As medidas estão em vigor até 30 de abril.

A Lourinhã, onde não existem casos confirmados de infeção segundo as autoridades de saúde, possui cerca de 26 mil habitantes.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here