Covid-19: Nazaré com tolerância de ponto no Carnaval mas sem festividades
publicidade

A Câmara Municipal da Nazaré, no distrito de Leiria, irá dar tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, mas desincentiva qualquer iniciativa popular, devido à pandemia de covid-19, disse à Lusa fonte do município.

Em declarações à Lusa, fonte da autarquia, presidida pelo socialista Walter Chicarro, explicou que as tolerâncias de ponto são decididas no final do ano anterior e que, neste caso, “a do Carnaval já estava atribuída”.

Apesar de conceder tolerância de ponto na terça-feira, a Câmara da Nazaré já tinha anunciado que não iria promover qualquer evento relacionado com o Carnaval, como forma de “desincentivar aglomerações relacionadas com a festa que tradicionalmente atrai à vila mais de 80 mil foliões”.

Dois dos eventos integrados nestas festividades, e que não se realizaram, foram a apresentação dos Reis de Carnaval e a Marcha Geral.

A Marcha Geral é uma das primeiras iniciativas a realizar-se e envolve coletividades e grupos organizados que, depois de divulgado o tema, compõem marchas entre as quais é escolhida a marcha oficial para cada edição.

O Carnaval da Nazaré costuma ser organizado pela Comissão de Carnaval, Câmara Municipal, Serviços Municipalizados, empresa municipal Nazaré Qualifica e Junta de Freguesia da Nazaré.

Tradicionalmente, a festa, marcada pela espontaneidade, envolve mais de 40 grupos carnavalescos, ranchos de fantasia e cegadas que se exibem em diferentes salas, animadas por bandas musicais locais que tocam as marchas do ano e os ‘clássicos’ de carnavais passados.

Na semana passada, o Governo anunciou que não iria não dar tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, por o país se encontrar em confinamento geral devido à pandemia de covid-19, sem festividades públicas.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.355.410 mortos no mundo, resultantes de mais de 107,3 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 14.885 pessoas dos 778.369 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here