Covid-19: OesteCim compra 40 mil máscaras e equipamentos de proteção para os 12 concelhos
publicidade

A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) adquiriu cerca de 40 mil máscaras e vários milhares de outros equipamentos de proteção individual, material que as autarquias estão a distribuir pelas entidades de saúde dos respetivos concelhos.

A OesteCim, que centraliza “as compras para os 12 municípios da região”, informou ontem que, além das 40 mil máscaras, já adquiriu meio milhão de pares de luvas, 40 mil litros de hipoclorito de sódio, duas mil batas, 1.605 fatos, 500 óculos e cerca de três mil unidades de álcool gel/desinfetante”.

Este material médico e de proteção para combate ao coronavírus “está a ser distribuído de forma faseada, de acordo com as necessidades dos municípios e a disponibilidade de mercado”, refere, em comunicado.

A OesteCim está ainda a publicar diariamente um boletim referente à situação epidemiológica na região Oeste, onde ontem se registaram 48 casos confirmados de infeção por coronavírus.

A OesteCim é composta pelos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos, Peniche, do distrito de Leiria, e por Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, do distrito de Lisboa.

Torres Vedras, com 15 casos, é até agora o município com mais casos, seguido das Caldas da Rainha, com 10, e de Alcobaça, com cinco.

Dos 12 concelhos há ainda quatro (Arruda dos Vinhos, Cadaval, Nazaré e Sobral de Monte Agraço) onde ainda não existe nenhum caso confirmado.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 866 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 43 mil. Dos casos de infeção, pelo menos 172.500 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here