Uma unidade de abate de aves em Alenquer, no distrito de Lisboa, tem oito casos de infeção confirmados e testou os quase 200 trabalhadores à covid-19, aguardando pelos resultados, disse hoje fonte da delegação de saúde pública.
A mesma fonte disse à agência Lusa que existem oito casos confirmados “com ligação à empresa”, mas “não é evidente” que os dois primeiros, que surgiram em 20 de maio, “tenham dado origem ao foco de contaminação na empresa”.
Os trabalhadores infetados pertencem a uma equipa de trabalho que terá sido contaminada “por contágio exterior”.
O diretor-geral da empresa, Marco Barros, explicou que os casos de infeção já confirmados “levaram à substituição integral do setor da expedição”.
Adiantou ainda que os 183 trabalhadores da empresa, localizada na freguesia da Abrigada, já foram todos testados até quinta-feira, sendo que grande parte deles, mais de centena e meia, aguarda pelos resultados.
Os seis infetados mais recentes são residentes no concelho.
Além dos infetados, que estão em isolamento, outros seis encontram-se em quarentena por “terem sintomas ligeiros ou por terem mantido contactos com os que acusaram positivo”.
Desde meados de março que a unidade implementou o seu plano de contingência contra a covid-19, com “medidas para evitar o risco de contágio dentro da fábrica”.
Além do distanciamento físico, medição de temperatura e outras medidas de higienização, os trabalhadores são obrigados a trabalhar de máscara.
Alenquer regista 132 casos de infeção confirmados, dos quais 77 estão ativos e 55 recuperados.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 387 mil mortos e infetou mais de 6,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios.
Mais de 2,8 milhões de doentes foram considerados curados.
Em Portugal, morreram 1.455 pessoas das 33.592 confirmadas como infetadas, e há 20.323 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.