O surto de covid-19 no Lar de São José, em Torres Vedras, registou uma subida no número de infetados de 79 para 124 e dois mortos, segundo o mais recente boletim epidemiológico municipal.
No total, registaram-se três mortes desde que o surto começou.
O primeiro caso de infeção surgiu no dia 04, na sequência de uma deslocação à urgência do hospital de Torres Vedras, e dois dias depois as autoridades de saúde testaram todos os 124 utentes e 90 funcionários.
No âmbito do seu plano de contingência, a instituição separou os utentes por alas covid e não-covid, em função do resultado do teste, criou circuitos autónomos e constituiu equipas específicas para apoiar os utentes infetados.
Todos os utentes passaram a usar máscaras de proteção.
Desde o início da pandemia, Torres Vedras, no distrito de Lisboa, contabiliza 2751 casos confirmados, dos quais 689 estão ativos, 2.026 recuperaram e 36 morreram, segundo o boletim.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.979.596 mortos resultantes de mais de 92,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, de acordo com um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 8.384 pessoas dos 517.806 casos de infeção confirmados, indica o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.