135 trabalhadores
publicidade

O município de Sobral de Monte Agraço e um laboratório de análises privado abriram na vila um centro de rastreio à covid-19, disse hoje o presidente desta autarquia do distrito de Lisboa.

“Até agora, os cidadãos iam fazer testes a Torres Vedras, Mafra ou a outro centro de rastreio próximo, onde houvesse vagas, e havia a necessidade de abrir um centro de rastreio no concelho”, explicou José Alberto Quintino à agência Lusa.

O centro de testes à covid-19 entrou em funcionamento na segunda-feira junto ao Mercado Municipal.

“Justifica-se porque só hoje foram testadas 25 pessoas, que não tiveram de se deslocar a outros concelhos”, exemplificou.

No âmbito da parceria, o município cedeu as instalações e o laboratório os meios humanos e técnicos, sendo os testes de rastreio pagos pelo Serviço Nacional de Saúde.

Os testes são apenas realizados a cidadãos sinalizados pelas autoridades de saúde.

Desde o início da pandemia, Sobral de Monte Agraço, no distrito de Lisboa, contabiliza 181 casos confirmados, dos quais 36 estão ativos, 140 recuperaram e cinco morreram, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, a que pertence o município.

Sobral de Monte Agraço, com cerca de 10 mil habitantes, está entre os concelhos de risco do país onde vigoram medidas restritivas de prevenção da covid-19, no âmbito do estado de emergência.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.339.130 mortos resultantes de mais de 55,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.632 pessoas dos 236.015 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

publicidade

Artigo anteriorCovid-19: Surto em explorações hortofrutícolas de Torres Vedras passa de 23 para 32 infetados
Próximo artigoCovid-19: Hospitais do Oeste com internamento “perto da capacidade máxima”
Agência Lusa
A Lusa é a maior produtora e distribuidora de notícias sobre Portugal e o mundo, em Língua Portuguesa. A Lusa acompanha a atualidade nacional e internacional a cada segundo, e distribui informação em texto, áudio, foto e vídeo. A rede Lusa de correspondentes cobre geograficamente todo o país e está presente em 29 de países do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui