Covid-19: Surto com 25 infetados em lar da Lourinhã
publicidade

Vinte e cinco pessoas estão infetadas com covid-19 no lar da Associação para o Desenvolvimento da Cabeça Gorda, na Lourinhã, disse hoje fonte oficial do município à agência Lusa.

Segundo a mesma fonte, dos 25 infetados, 20 são utentes e cinco são funcionários do Lar de Nossa Senhora da Piedade da Associação para o Desenvolvimento da Cabeça Gorda.

Todos os utentes encontram-se a recuperar na instituição, apresentando sintomas ligeiros.

No domingo, todos os utentes e funcionários foram testados à covid-19.

O presidente da Associação para o Desenvolvimento da Cabeça Gorda, Paulo Santos, recusou prestar esclarecimentos à agência Lusa.

Ao jornal local Alvorada, o representante explicou que o primeiro caso surgiu na semana passada – o de uma utente a fazer tratamento de diálise no Centro Hospitalar do Oeste, embora se desconheça a origem do contágio.

Outras duas funcionárias tiveram também teste positivo à covid-19, o que levou a levou as autoridades de saúde a testar no domingo todos os utentes e funcionários.

No âmbito do plano de contingência da instituição, os utentes com testes negativos e positivos foram separados por espaços diferentes, enquanto as funcionárias com teste positivo se encontram a cumprir o isolamento profilático em casa.

Desde o início da pandemia, a Lourinhã, no distrito de Lisboa, contabiliza 267 casos confirmados, dos quais 29 estão ativos, 235 recuperaram e três são relativos a mortes.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.621.397 mortos resultantes de mais de 72,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 5.649 pessoas dos 350.938 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here