Covid-19: Surtos em lares e Casa Pia na Lourinhã com mais de 100 infetados
publicidade

 A Lourinhã regista três surtos de covid-19, dois dos quais em lares e um no espaço residencial de acolhimento de Jovens da Casa Pia, informou hoje fonte oficial deste município do distrito de Lisboa.

O maior surto, com 66 infetados, foi detetado no lar e unidade de cuidados continuados do Complexo de Santa Bárbara, afirmou a mesma fonte à agência Lusa.

Na instituição, foram testadas 153 pessoas, das quais 66 tiveram teste positivo à covid-19, sendo 42 utentes e 24 profissionais.

Na Casa de Repouso Vila Loba foram testadas 46 pessoas, estando 35 com teste positivo, das quais 26 são utentes e nove são funcionários.

Na residência de acolhimento de jovens da Casa Pia, na Areia Branca, 15 jovens e seis funcionários estão também infetados.

Um outro surto, com sete casos positivos (dois utentes e cinco funcionários), surgiu no lar do Centro Social e Paroquial da Moita dos Ferreiros, onde foram testadas 82 pessoas.

Já no lar da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã, de um total de 111 que fizeram teste à covid-19, surgiram três infetados: um utente, que veio a falecer, e duas funcionárias.

Desde o início da pandemia, a Lourinhã contabiliza 762 casos confirmados, dos quais 208 estão ativos, 539 recuperaram e 15 morreram, segundo o último boletim epidemiológico da Comunidade Intermunicipal do Oeste, região a que pertence o concelho.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.129.368 mortos resultantes de mais de 99,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 10.721 pessoas dos 643.113 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here