Covid-19 Torres Vedras dá tolerância de ponto na terça-feira mesmo sem Carnaval
publicidade

A Câmara de Torres Vedras vai dar tolerância de ponto na terça-feira aos seus funcionários, disse hoje fonte oficial autárquica, apesar de ter cancelado todos os festejos de Carnaval deste ano por causa da pandemia de covid-19.

A mesma fonte explicou que o intuito é manter a tradição no concelho, já que em anos anteriores este município do distrito de Lisboa concedia tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval e na segunda-feira anterior.

Em 18 de janeiro, a autarquia anunciou que decidiu cancelar todos os festejos de Carnaval deste ano devido à evolução pandemia de covid-19 no concelho e no país, o que ocorre pela segunda vez em quase um século de tradições.

Contrariando o lema “enquanto houver um folião na rua, o Carnaval de Torres Vedras continua”, por causa da saúde pública, seis associações carnavalescas, uma discoteca e uma rádio locais juntaram-se para criar o movimento “Carnaval em Casa”, transpondo para as plataformas digitais várias iniciativas a decorrer este ano.

Os foliões poderão acompanhar tudo através do site www.carnavalemcasa.pt ou nas redes sociais do movimento.

À distância de um ‘clique’ está disponível uma loja ‘online’ de venda de artigos e o programa deste ano, com ‘djs’ em direto nas noites de Carnaval, convívio escolar através da plataforma Zoom a substituir o corso escolar de sexta-feira, tertúlias sobre memórias de outros carnavais e concursos dos melhores mascarados e das melhores matrafonas, através do envio de fotografias.

O movimento incentiva todos os foliões a mascararem-se e a ir à janela para serem fotografados.

Em outubro, a autarquia tinha anunciado que “A Máscara” seria o tema da edição de 2021 e chegou a ponderar realizar alguns eventos.

Para assinalar a ausência do Carnaval e homenagear todos os profissionais que trabalham na linha da frente na prevenção e combate à pandemia, o município vai inaugurar, na sexta-feira, o monumento intitulado “A Máscara” na Praça da República, no centro da cidade, onde ficará exposto durante um mês.

O Carnaval de Torres Vedras, que remonta a 1930, também não se realizou em 1984 devido às cheias ocorridas meses antes na cidade.

A não realização do Carnaval de Torres Vedras 2021 surge no mesmo ano em que foi iniciada a consulta pública da sua candidatura a Património Nacional Imaterial, devendo a decisão sobre a inscrição ser tomada até junho pela Direção-Geral do Património Cultural.

O Carnaval de Torres Vedras recebe cerca de meio milhão de visitantes durante os seis dias do evento e gera receitas de 10 milhões de euros na economia local.

Desde o início da pandemia, Torres Vedras contabiliza 5.140 casos confirmados de covid-19, dos quais 783 estão ativos, 4.212 recuperaram e 145 morreram, segundo o último boletim epidemiológico do município.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.341.496 mortos no mundo, resultantes de mais de 106,8 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 14.557 pessoas dos 770.502 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here