Covid-19: Vinte mortos nos cinco surtos ativos em lares de Torres Vedras
publicidade

Os cinco surtos ativos em lares de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, já causaram 20 mortos e mais de duas centenas de pessoas continuam infetadas, segundo o mais recente boletim epidemiológico deste concelho do distrito de Lisboa.

No Lar de São José, de um total de 164 casos confirmados acumulados, 144 permanecem ativos, enquanto 12 pessoas morreram e oito recuperaram.

No Lar de Nossa Senhora do Carmo, na Ordasqueira, o surto de covid-19 atingiu uma centena de pessoas, das quais 92 continuam infetadas, quatro morreram e outras quatro recuperaram.

No Lar Barro Sénior Residence, o surto atingiu 55 pessoas, que continuam infetadas.

De um total de 45 casos confirmados na Casa de Repouso Enseada da Harmonia, no Casal Barreirinha, 40 estão ativos. Quatro pessoas morreram e uma recuperou.

No Lar Nossa Senhora d’Ajuda, no Ramalhal, a covid-19 atingiu 46 pessoas, que continuam infetadas.

A Proteção Civil Municipal tem vindo a pedir voluntários para reforçar as brigadas de intervenção rápida (BIR) da Segurança Social, que são insuficientes para dar resposta aos lares do concelho, onde existem surtos de covid-19.

As BIR destacadas para o concelho são compostas por 20 elementos, mas não são suficientes para dar resposta às necessidades.

As tarefas passam sobretudo pela recolha de roupa suja e de resíduos, distribuição de refeições, e apoio no deitar e no levantar de utentes.

Às mortes nos lares por causa da covid-19 acrescem outras 19 associadas ao surto no hospital de Torres Vedras, que atingiu um total de 186 casos confirmados entre utentes e profissionais, dos quais 46 já recuperaram.

Baseando-se nos dados reportados pelo delegado de saúde e divulgados no boletim epidemiológico do concelho, fonte oficial do município esclareceu que o total de casos de infeção engloba utentes que foram contagiados quando estiveram internados na unidade por outras doenças, mas que estão a recuperar em casa.

Os primeiros casos surgiram na semana do Natal, acrescentou.

Desde o início da pandemia, Torres Vedras, no distrito de Lisboa, contabiliza 3.778 casos confirmados, dos quais 1.289 estão ativos e 2.426 recuperaram, enquanto 63 pessoas morreram.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 2.075.698 mortos resultantes de mais de 96,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.686 pessoas dos 595.149 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

publicidade

Artigo anteriorRelação anula sentença que condena autarca de Torres Vedras por plágio em tese
Próximo artigoCovid-19: Bombeiros de Torres Vedras com 20 infetados querem ser vacinados
Agência Lusa
A Lusa é a maior produtora e distribuidora de notícias sobre Portugal e o mundo, em Língua Portuguesa. A Lusa acompanha a atualidade nacional e internacional a cada segundo, e distribui informação em texto, áudio, foto e vídeo. A rede Lusa de correspondentes cobre geograficamente todo o país e está presente em 29 de países do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui