publicidade

No dia 21 de outubro, sexta-feira, às 21h30, o Auditório do Edifício Paços do Concelho de Torres Vedras acolhe a realização da sessão do projeto “Conversas com Pais”, subordinada ao tema: “Crescer e viver sem discriminações? Educação familiar, género e cidadania”.

Esta sessão, destinada a encarregados de educação, pais e comunidade educativa, será orientada por Cristina Maria Coimbra Vieira (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra) e integra, este mês, o programa da Semana da Igualdade 2016.

A família é um espaço privilegiado de aprendizagem – através das vivências – da cidadania, quer por ser um contexto protegido para crianças e jovens, quer pela importância simbólica que as mães, os pais e restantes membros do grupo familiar alargado têm na formação de valores, atitudes e comportamentos. Sabe-se que a apreensão e transmissão de preconceitos e visões sexistas da realidade tende a ser muitas vezes silenciosa, dissimulada e nem sempre consciente por parte de quem educa e de quem aprende. A crença de que está tudo conseguido ao nível do alcance da igualdade social entre mulheres e homens, no nosso país, é profundamente errónea e os indicadores disponíveis em várias áreas evidenciam-no.

Nesta palestra pretende-se trazer para a discussão o papel da educação familiar na formação de cidadãos e de cidadãs sem apropriações de género, ou outras, que conduzam à manutenção de uma sociedade profundamente desigual, para mulheres numas áreas, mas também para homens noutras, sendo que a tomada de consciência crítica sobre as práticas, através do debate de ideias e da partilha de experiências, poderá ser bastante enriquecedora para todos/as os/as presentes.

“Conversas com Pais” – O Projeto

A educação parental é um desafio. Na difícil tarefa de educar, muitas são as dúvidas e as preocupações que assaltam os pais nas questões educativas com que lidam diariamente.

Com o objetivo de apoiar as famílias, a Câmara Municipal de Torres Vedras assume também este desafio desde 2007, proporcionando contextos de promoção de uma parentalidade positiva através do projeto “Conversas com Pais”. Em sessões mensais, com intervenção de especialistas nas mais diversas áreas de interesse na educação das crianças e jovens, é proporcionada a participação ativa, discussão de temas, reflexão e dinâmicas que partem, muitas vezes, da experiência dos pais. Este projeto é para todos aqueles que desejam adquirir conhecimentos específicos e estratégias para ajudarem as suas crianças e jovens a crescer de forma equilibrada e feliz. Pais informados, mais confiantes e descontraídos são meio caminho percorrido para a felicidade mútua.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.