Crianças e idosos deram vida a uma horta no Centro Social Paroquial de Torres Vedras
publicidade

Mais de 70 crianças colocaram as “mãos na massa” com o apoio e dicas dos mais experientes.

No Centro Social Paroquial de Torres Vedras acaba de nascer uma “horta intergeracional”, um projeto partilhado entre a Creche, o Jardim de Infância e o Centro de Dia da Instituição.

O objetivo é sensibilizar os mais pequenos para hábitos alimentares mais saudáveis ao mesmo tempo que se promovem laços intergeracionais entre os utentes. A iniciativa aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro, no seguimento do Dia Mundial da Alimentação.

O desafio foi lançado pelas crianças aos utentes do Centro de Dia para que, a partir dos seus conhecimentos na matéria, os ajudassem a construir um cantinho verde.

Mais de 70 crianças colocaram as “mãos na massa” com o apoio e dicas dos mais experientes. Alfaces, couve portuguesa, couve coração e várias aromáticas foram plantadas ao longo dos dois dias com a participação ativa de cada um.

A iniciativa, idealizada internamente, visou também criar espaços para colocar em prática os saberes da população sénior, favorecendo assim a sua perceção sobre o relevante contributo que podem assumir na sociedade, ao mesmo tempo que se incentivam relações intergeracionais empáticas e benéficas.

Com mais de 25 anos de experiência o Centro Social Paroquial de Torres Vedras (CSPTV), intervém na área da infância, através de Berçário, Creche e Jardim de Infância para crianças dos 3 meses aos 6 anos de idade, e na área sénior através de Centro de Dia e de Serviço de Apoio Domiciliário.

A empresa Liscampo cedeu os vasos, terra e sementes para a realização desta atividade.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here