publicidade

Entre 548 instituições candidatas, a Delegação de Torres Vedras da Cruz Vermelha Portuguesa venceu o 1° lugar do Prémio BPI Séniores no valor de 16.000€.

O Prémio foi entregue no Centro Cultural de Belém pelas mãos do Presidente do BPI Fernando Ulrich.

Com este apoio a Cruz Vermelha vai ensinar primeiros socorros a 600 séniores do concelho e formar e integrar 6 séniores na equipa de emergência, promovendo o envelhecimento ativo de uma forma que poderá salvar vidas.

Será o primeiro projeto no país a formar 6 socorristas com mais de 65 anos e integrá-los na equipa de emergência local e poderá servir de exemplo e inspirar outros municípios do país, para que um dia a maioria da população tenha formação em primeiros socorros, salvando assim mais vidas.

Para Tiago Duarte, Presidente da Cruz Vermelha, “estamos extremamente satisfeitos com esta vitória. Foi a primeira vez que uma Delegação da Cruz Vermelha venceu o 1º Prémio do BPI Séniores, o que permitirá avançarmos com este projeto altamente inovador em todo o país”.

A paragem cardíaca súbita, no adulto, representa a principal causa de morte na Europa. É fundamental que qualquer cidadão esteja apto a socorrer a vítima com prontidão e a iniciar manobras de reanimação. Neste sentido, ter noções básicas em primeiros socorros pode fazer a diferença entre a vida ou a morte num acidente, quer seja rodoviário, quer seja nas nossas próprias casas ou num centro de dia.

Os primeiros socorros são tão importantes para salvar vidas que na maioria dos países europeus são mesmo obrigatórios para toda a população. Os dados indicam que a realização de manobras de suporte básico de vida e desfibrilhação nos primeiros 3-5 minutos após um colapso cardíaco podem resultar num aumento da taxa de sobrevivência até 75%.

Serão realizadas sessões de formação em lares, centros de dia e outras instituições, envolvendo mais de 600 pessoas.

Decorrerá ainda uma campanha de sensibilização na comunidade local, apelando para a importância da deteção dos sinais de alerta e da execução do primeiro socorro adequado.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.