publicidade

SARA EUSTÁQUIO E ‘4242’ NA TELEVISÃO NORTE-AMERICANA

Adolescente de Torres Vedras vai estudar cinema na CalArts, an Califórnia, com bolsa da Fundação Disney

A curta-metragem ‘4242’ vai ser exibida no Battle Creek’s Comcast Channel 16 e no Lansing’s Comcast Channel 16 no Estado norte-americano do Michigan.

Selecção oficial do Novella Showcase 2017 (programa de televisão semanal dedicado a curtas-metragens), ‘4242’ vai ser transmitida em Dezembro, juntamente com uma entrevista com a jovem realizadora portuguesa Sara Eustáquio.

A cineasta de Torres Vedras – que está de partida para Los Angeles, onde vai iniciar em Setembro uma licenciatura em cinema no prestigiado California Institute of the Arts (CalArts), dos estúdios da Disney – foi convidada para se deslocar a Michigan para falar sobre o seu filme de estreia, rodado em 2016. Uma curta-metragem experimental sobre a problemática dos movimentos migratórios na Europa que passou por mais de 110 festivais de cinema em 30 países e obteve 28 prémios internacionais e 23 nomeações.

Com 17 anos, Sara Eustáquio acumula já um currículo impressionante. Três meses após ter concluído em Portugal ‘4242’, a adolescente esteve em Nova Iorque, na New York Film Academy, onde fez um curso de verão intensivo em realização cinematrográfica e dirigiu o segundo filme, a micro curta-metragem ‘Mirror’. Um thriller psicológico que conquistou até ao momento 38 prémios internacionais e 13 nomeações em 86 festivais de cinema de 21 países.

Aceite em duas universidades de cinema na Califórnia, a jovem portuguesa optou pela CalArts (a escola de realizadores como Tim Burton ou Sofia Coppola), onde foi distinguida com uma bolsa de estudos da Fundação Disney pelo potencial criativo e distinção artística que tem demonstrado, sem quaisquer apoios financeiros institucionais.

Como sublinhou recentemente a investigadora Paula Cordeiro, em artigo publicado no Jornal Briefing, “tal como Sean Baker, o realizador norte-americano de ‘Tangerine’, Sara Eustáquio desenvolveu um projecto cinematográfico que contraria a ideia de de dependemos de financiamento e grandes orçamentos para criar. O que quer que seja”.

Mais informações em: http://www.imdb.com/name/nm8112454/resume

Trailers (‘4242’ e ‘Mirror’): https://vimeo.com/user51548083

Facebook do ‘4242’: https://www.facebook.com/4242shortfilm/

Facebook do ‘Mirror’: https://www.facebook.com/MirrorShortFilm

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.