publicidade

David dos Santos é o luso-belga de 32 anos que dá que falar. Depois de ter criado um produto de sucesso mundial, a Diabólica, o jovem empreendedor decidiu apostar na região Oeste de Portugal com um projecto na área da hotelaria. O Hostel Paradise abriu há cerca de um ano na Areia Branca, na Lourinhã, e tem-se revelado um sucesso. “É uma aventura lindíssima, o balanço não podia ser melhor. Já temos a casa quase cheia para o Verão.”

“O mais importante para mim é não esquecer de onde vimos. O meu Pai era fanático pela Areia Branca, e foi por isso que vim para esta zona” conta, em conversa com o Torres Vedras Web, naquela que foi a praia da sua infância. “Os meus pais estavam separados e a minha Mãe casou com um senhor que morava nos Campelos. Eu vinha de férias todos os anos para a zona da Praia da Areia Branca, Santa Cruz, Torres Vedras… Fiquei sempre apaixonado por esta zona.”

Filho de emigrantes portugueses na Bélgica, David não nega a paixão pela região Oeste e traça o objectivo de fazer regressar a família. “Apostei aqui porque temos um potencial enorme e queria fazer o máximo para que voltassem para cá.” Tudo começou com uma casa que estava “abandonada há muitos anos” e a que o jovem já “piscava o olho” há algum tempo. “Já tinha feito uma oferta há seis ou sete anos, com o objectivo de um dia fazer um hostel“, conta. “Achava uma pena não haver tantos turistas nesta zona.”

David dos Santos abre as portas do Hostel Paradise, na Areia Branca: "O Oeste é muito mais forte que o Algarve"
A parede da sala de refeições do Hostel Paradise que conta a sua história: desde o arranque das obras até às caras de quem passa e desfruta deste espaço.

“Tem sido um sucesso porque fiz um projecto económico e com bom gosto.” Quem ouve David quase cai na tentação de acreditar que se tratou de um processo fácil. Desengane-se. “A casa estava horrível, completamente abandonada, e eu mudei-a totalmente para fazer um hostel mais moderno, que é quase um hotel” explica. A mudança foi de tal ordem – como se pode ver através das fotografias que preenchem uma das paredes da sala de refeições – que houve mesmo quem o chamasse de… “doido”. No entanto, lembra: “é preciso ser doido para conseguir algo.”

O hostel “mais moderno” de que nos fala foge, de facto, ao conceito a que nos habituámos. Isto porque aqui todos os quartos têm casa de banho privada. Enquanto o primeiro andar apresenta quartos maiores, com beliches, prontos a acolher famílias inteiras, o segundo piso compõe-se por acolhedoras suites para casais. As características habituais de um hostel estão presentes, sim, mas no rés-do-chão, com cozinha, sala de refeições e de lazer partilhadas.

“Graças ao nosso trabalho e à nossa dedicação fomos, no ano passado, o hostel mais bem cotado de Portugal” aponta David dos Santos, lembrando que o Hostel Paradise reuniu a pontuação de 9.5 num máximo de dez pontos. Hoje, sublinhe-se, a unidade surge com 9,6 pontos – categoria “excepcional” – no Booking.com, uma das mais populares plataformas online de reservas de unidades hoteleiras em todo o mundo.

David dos Santos abre as portas do Hostel Paradise, na Areia Branca: "O Oeste é muito mais forte que o Algarve"
Os quartos deste hostel são temáticos e têm como objectivo dar a conhecer vários pontos de interesse da região Oeste.

Os ingredientes que David conseguiu juntar parecem constituir a receita perfeita, e este chéf abre as portas para falar da chave do sucesso. “Sou o primeiro a convidar os meus concorrentes a virem visitar o meu hostel” avança, contando que já houve quem viesse de Lisboa para ficar a conhecer o espaço. “Há público para todos.” E acrescenta. “Não serve de nada estar a olhar para o nosso vizinho. Temos de pensar positivo e não esperar a derrota dos outros.”

“O turismo é o que pode salvar Portugal, é onde o país tem de apostar.” O jovem luso-belga não tem dúvidas do potencial do país. “Somos um dos países com maior costa de oceano e temos de aproveitar isso.” Por isso mesmo, sublinha as características da região Oeste, destacando-a das outras regiões portuguesas. “Somos muito mais fortes que o Algarve, temos muito mais coisas diferentes para conhecer.”

David dos Santos não tem dúvidas de que o país tem tudo o que precisa para continuar a trilhar o sucesso no sector do turismo. “Temos um povo que sabe trabalhar, receber e cozinhar, além de uma culinária perfeita e barata. Temos os elementos todos.” E, mais uma vez, os objectivos estão em cima da mesa. “A minha ambição é que Portugal seja o país mais turístico da Europa.”

David dos Santos abre as portas do Hostel Paradise, na Areia Branca: "O Oeste é muito mais forte que o Algarve"
A sala de refeições é um dos (poucos) espaços partilhados do Hostel Paradise.
publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.