Desenvolvimento sustentável das zonas costeiras dos concelhos de Torres Vedras e Lourinhã
publicidade

Foto: Marco Ramos

Os municípios de Torres Vedras e da Lourinhã associaram-se para levar a cabo uma iniciativa conjunta com vista ao desenvolvimento sustentável das respetivas zonas costeiras.

A concretização dessa iniciativa, denominada ecoMAR, depende da aprovação de uma candidatura apresentada por estes municípios à 2.ª fase do “Desenvolvimento Local de Base Comunitária”.

O “Desenvolvimento Local de Base Comunitária” é um instrumento do Portugal 2020 materializado por um conjunto integrado e coerente de ações que concretizam uma estratégia de intervenção de desenvolvimento local, concebida e executada por meio de uma concertação entre parceiros representativos de diversos setores, públicos e privados, que no seu conjunto constituem um Grupo de Ação Local.

A candidatura da ecoMAR pressupõe a implementação até 2020 de uma estratégia de desenvolvimento local capaz de incidir, de forma operativa, sobre o conjunto vasto de desafios e potencialidades que se colocam atualmente às comunidades costeiras das freguesias litorais dos concelhos de Torres Vedras (São Pedro da Cadeira, Silveira e União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira) e Lourinhã (Ribamar e União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia).

Esta abordagem integrada será suportada por um processo de concertação e comunhão de interesses e objetivos do Grupo de Ação Local ecoMAR que é constituído por 34 parceiros (representantes dos interesses socioeconómicos locais e agentes públicos com intervenção relevante tanto ao nível da sua esfera de atuação como no âmbito territorial de intervenção). Integram esta parceria entidades da administração central e local, instituições de investigação e ensino superior, associações locais, empresas e um leque vasto de atores locais representativos dos diferentes domínios do desenvolvimento económico, social, cultural e ambiental.

Os quatro objetivos estratégicos da ecoMAR são: diversificação da economia de base costeira e pesqueira; promoção da inovação e do conhecimento em espaço marítimo; proteção e valorização dos recursos e do ambiente; e afirmação dos desportos náuticos e de vento.

O Grupo de Ação Local ecoMAR é constituído por três unidades orgânicas: o Conselho de Parceiros; o Órgão de Gestão; e a Unidade de Apoio Técnico. A articulação entre estas três unidades é assegurada pelo Município de Torres Vedras, enquanto entidade gestora da parceria.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here