DESOBEDOC
publicidade
No próximo dia 7 de Maio (domingo), às 15h, e pelo segundo ano consecutivo o Bloco de Esquerda traz uma extensão do DESOBEDOC – Cinema Insubmisso, do Porto (Cinema Batalha) até Torres Vedras (Teatro-Cine). Será um dia intenso a ver filmes e documentários, desde o realismo do cinema de Ken Loach, autor do fantástico “Eu, Daniel Blake” (às 21h30), às crónicas vindas de Barcelona, sobre a luta dos despejados, dos desempregados e dos precários, e a construção das maiorias políticas que venceram as eleições municipais para devolver aos cidadãos o direito à habitação, ao trabalho, à cidade, no documentário “Ada for mayor” (às 18h30).
 
Entre a visualização dos filmes, existirão ainda dois momento de debate. Um que antecederá o documentário “Ada for mayor”, pelas 17h30,  debate sobre a construção da alternativa política em Barcelona (Barcelona en Comú), com Ricardo Robles (candidato do BE à Câmara Municipal de Lisboa) – a confirmar. Outro, sobre a luta contra a exploração de petróleo na linha de costa portuguesa, pelas 20h, com Ricardo Vicente (Peniche Livre de Petróleo).
 
A abertura está marcada para as 15h, e para comemorar o centenário da Revolução Russa de 1917, contamos com a apresentação de uma das obras primas do cinema europeu contemporâneo, o filme “Le Tombeau d’Alexandre” (Chris Marker, 1992), Um filme em torno do realizador russo Alexandre Medvedkin, colega de Eisenstein e Vertov. A maior parte dos  filmes de  Medvedkin foram censurados por Estaline, mas  Medvedkin é o ponto de partida para Chris Marker revisitar a Rússia revolucionária desde a queda dos Czares até à Perestroika.
cartaz desodobec
 
Tudo com Entrada Livre!
PROGRAMA (7 maio | domingo – Teatro Cine de Torres Vedras)
15h00 – Le Tombeau d’Alexandre (Chris Marker, 1992)
 
17h30 – Conversa sobre Activismo e a construção da alternativa política em Barcelona en Comú. Com Ricardo Robles (candidato do BE à Câmara Municipal de Lisboa) – a confirmar.
 
18h30 – Ada for mayor (Pau Faus, 2016)
 
20h00 –  Pausa: petiscos vegetarianos + Curtas: Para um Futuro Livre de Petróleo (Inhabitants, 2016) + debate com Ricardo Vicente (Peniche Livre de Petróleo)
 
21h30 – Swallows (Sofia Bost, 2015)
 
21h50 – Eu, Daniel Blake ( Ken Loach, 2016)
> EVENTO NO FACEBOOK, com sinopses dos filmes : https://www.facebook.com/events/988620584607077/ 
A mostra Desobedoc é uma iniciativa do Bloco de Esquerda realizada em parceria com a rede Transform!. A rede Transform! reúne 27 organizações europeias em dezanove países, ativas nos domínios da formação política e da análise científica crítica. Esta fundação política é reconhecida pelo Partido da Esquerda Europeia, que apoia as suas atividades. transform-network.net
publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.