publicidade

O foco de infeção foi detetado numa exploração comercial em A-Dos-Cunhados e Maceira.

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) informou, em comunicado, que na sexta-feira, dia 4, foi detetado um foco de infeção numa exploração comercial de perus de engorda e frango do campo, em A-dos-Cunhados e Maceira, no concelho de Torres Vedras.

De acordo com a mesma entidade, as medidas de controlo já estão a ser implementadas que, de acordo com a lei em vigor, “incluem a inspeção aos locais onde foi detetada a doença e a eliminação dos animais afetados, assim como a inspeção e notificação das explorações que detêm aves existentes nas zonas de proteção num raio de 3 km em redor do foco e de vigilância num raio de 10 km em redor do foco”.

A DGAV apelou ainda que todos os detentores de aves respeitem as medidas de biossegurança rigorosamente e sejam evitados contactos diretos ou indiretos entre as aves domésticas e as aves selvagens.

A mesma entidade alerta ainda para o reforço de “procedimentos de higiene de instalações, equipamentos e materiais, bem como o controlo dos acessos aos estabelecimentos onde são mantidas as aves”.

Caso seja detetada qualquer suspeita, as autoridades devem ser notificadas de imediato para uma rápida e eficaz implementação das medidas de controlo.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here