publicidade

O Dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia (17 de maio) foi pela primeira vez assinalado em Torres Vedras, no âmbito de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal e a IPA – Associação para a Promoção da Igualdade.

Assim, no dia da efeméride, foi hasteada a bandeira LGBT, no Jardim da Graça, num ato levado a cabo pelo presidente da IPA, Carlos Carreira, e pela vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino.

Dois dias antes, no mesmo local de Torres Vedras, fora inaugurada a exposição Xenos +, com a qual também se pretende assinalar a referida efeméride. Trata-se de uma exposição que resulta de um concurso aberto para a criação de cartazes relacionados com a temática do Dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia, sendo que os mesmos foram sujeitos a uma avaliação por parte de um júri que aferiu sobre a sua qualidade para a integração nesta mostra.

Na inauguração da exposição, Carlos Carreira realçou o contributo que a arte pode dar para a causa subjacente à iniciativa, sublinhando que “viver em Torres Vedras pode ser ainda melhor” se tal for pautado pelos princípios da Igualdade.

Já Ana Umbelino realçou a coincidência da exposição acontecer precisamente na Praça 25 de abril, já que a “Revolução dos Cravos” foi determinante para o combate pelas causas relacionadas com a Igualdade em Portugal, acrescentando que matérias como a luta contra o preconceito relativo à orientação sexual devem ser abordadas “no espaço público e não na marginalidade”. Ainda segundo Ana Umbelino, esta causa deve “unir e não fragmentar”, podendo “ajudar a criar uma maior coesão entre todos”.

A exposição Xenos + pode ser visitada até ao dia 5 de junho.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here