publicidade

Durante todo o mês de junho comemora-se o Mês do Brincar em Torres Vedras.

No dia 11 de junho o Município de Torres Vedras assinalou o Dia Internacional do Brincar nas nos estabelecimentos de ensino do pré-escolar e 1º ciclo do Concelho, convidando todos os alunos e comunidade educativa a brincar das 14h30 às 15h30. Ao todo, mais de 5.000 crianças torrienses brincaram durante essa hora, celebrando a data que faz referência ao 31º artigo da Convenção sobre os Direitos das Crianças, que expressa o brincar como um direito fundamental.

Enquanto líder do grupo de trabalho “Brincar na Cidade Educadora”, da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, a Câmara Municipal de Torres Vedras desafiou as demais cidades desta rede a participarem nesta “Hora do Brincar”, tendo aderido 56 municípios, o que envolveu cerca de 160.000 crianças em território nacional.

Em visita à Escola Básica do Ramalhal, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, referiu que o momento “é de extraordinária importância”, realçando o papel fundamental que tem o brincar para o crescimento e desenvolvimento das crianças. A autarca disse sentir-se muito feliz por estar numa escola que tem todas as características que se desejam numa escola, desde o espaço físico à equipa humana que aí trabalha diariamente e que põe as crianças no centro da sua vida e atividade. Numa altura em que as crianças têm menos tempo para brincar e menos atividades livres, e verificando-se como isso compromete o seu relacionamento interpessoal e motricidade, a presidente agradeceu às escolas do Concelho, que têm feito um trabalho diferenciador.

Carlos Neto, professor da Faculdade de Motricidade Humana, deu também os parabéns à EB do Ramalhal e à Câmara Municipal, que fez disseminar o movimento de brincar por vários municípios nacionais, como é o caso de Cascais, que esteve também representado nesta visita por Ana Gil, diretora do Departamento dessa Câmara Municipal. Acrescentou que este realmente “é um dia feliz”.

Presente na comitiva estiveram também o presidente do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, José Vale; Luís Alberto Ribeiro, presidente da Associação dos Profissionais de Educação de Infância; Frederico Lopes, presidente da Comissão Instaladora do IPA Portugal – International Play Association; e António Espírito Santo, presidente da Junta de Freguesia do Ramalhal.

Durante todo o mês de junho comemora-se o Mês do Brincar em Torres Vedras, com atividades destinadas aos mais novos e famílias.

publicidade

Artigo anteriorSemente Summer Camp: inscrições já estão abertas
Próximo artigoInterdição temporária na ponte pedonal da Avenida Poente em Torres Vedras

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui