publicidade

“O Futuro dos Museus: Recuperar e reimaginar”.

Foi este o tema em 2021 do Dia Internacional dos Museus, data comemorativa à qual, como já vem sendo hábito, o Município de Torres Vedras se associou.

Assim, no âmbito da mesma, no dia 18 de maio, foram proporcionadas visitas guiadas a exposições que estão patentes no Museu Municipal Leonel Trindade, bem como ao Centro de Interpretação da Comunidade Judaica de Torres Vedras.

Também no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus foi ainda proporcionado, por meio da página de Facebook do Museu Municipal Leonel Trindade, na noite do dia 18 de maio, um recital de cantigas sefarditas medievais. Nele, Eduardo Ramos, acompanhado da darbuka e bendir de Tiago Rego, interpretou, com a sua voz e o seu alaúde do Médio Oriente, várias músicas judaicas ibéricas da Idade Média, intercaladas por cantigas das culturas medieval cristã e árabe, numa homenagem à interculturalidade e convivência pacífica que parece ter caracterizado as relações entre as diferentes comunidades religiosas de Torres Vedras durante o período medieval. Este recital, que foi gravado no referido centro de interpretação, deu também a conhecer ao público esse equipamento cultural.

Recorde-se que o Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no desenvolvimento da mesma.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here