publicidade

A Câmara Municipal de Torres Vedras, o ACES Oeste Sul (Centro de Saúde de Torres Vedras), o CHO (Unidade de Torres Vedras), através da Unidade Funcional Coordenadora da Diabetes destes serviços de saúde, vão realizar as comemorações do Dia Mundial da Diabetes, de 11 a 18 de novembro. Com esta iniciativa pretende-se consciencializar a comunidade sobre a doença e divulgar ferramentas para a prevenção da diabetes. Para as pessoas que sofrem de diabetes, as ações visam difundir métodos para melhorar o conhecimento da mesma, de forma a compreender a doença e prevenir as suas complicações.

 

O Dia Mundial da Diabetes é celebrado anualmente a 14 de novembro, este dia foi criado em 1991 pela Internacional Diabetes Federation e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de dar resposta ao aumento preocupante de casos de diabetes no mundo.
Cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e 5 milhões morrem por ano devido a esta doença. Um em cada dois adultos com diabetes não está diagnosticado.

As ações desenvolvidas neste âmbito, por todo o mundo, têm como objetivo chamar a atenção da população e dos meios de comunicação social para a diabetes, através da realização de eventos, programas de televisão e de rádio, atividades desportivas e iluminação de monumentos a azul.

Torres Vedras associa-se assim a esta causa, com o seguinte programa de atividades:

 

11 a 18 de novembro
Iluminação Azul da fachada da Igreja de Santa Maria do Castelo

12 de novembro
Local: Mercado Municipal de Torres Vedras

09h00 às 13h00 | Avaliação de Risco – Diabetes Tipo 2
10h00 às 12h00 | Showcooking “Um pequeno-almoço saudável”

14 de novembro
Locais: EB1 Ereira, EB1 Maxial e JI Maxial
“Comer bem, dizer NÃO à Diabetes” – Elaboração de Ementas Saudáveis na Escola.
Sensibilização para a prevenção de Diabetes.

16 de novembro
Local de Concentração: Praça da República, Torres Vedras
21h00 | Participação especial na Torres Vedras Night Run

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.