
No dia 25 de Maio, sexta-feira, pelas 21h30, “divorciam-se os pais, não as crianças!” é o tema do próximo debate da iniciativa “Conversas com Pais”.
O auditório do Edifício Paços do Concelho vai receber a iniciativa “Conversas com Pais”. O tema escolhido para debate é “Divorciam-se os pais, não as crianças” e irá realizar-se na sexta-feira 25 de Maio pelas 21h30.
O objectivo da sessão é consciencializar os pais que passem por um divórcio para a importância de lidar com a situação de forma a proteger os interesses das crianças. Serão também dadas a conhecer as razões pelas quais se intervém em prol das crianças desprotegidas e quais os modelos práticos usados.
O orador convidado para o debate é Joaquim Silva. Está colocado desde Janeiro de 2017 no Juízo de Família e Menores de Mafra e possui uma vasta experiência na área da família e crianças.
Tem no currículo uma licenciatura em Filosofia (1981-1985) e em Direito (1991-1996). É mestre em Ciência Jurídicas-Civilísticas, com a dissertação “A Família das Crianças da Separação dos Pais: A Guarda Compartilhada, o Conflito e o Abandono Parental”; e doutorado com a tese “Justiça Restaurativa na Jurisdição de Família e Crianças”.
Além disso, conta ainda com vários artigos referentes à temática das crianças e é autor do livro “A família das Crianças na Separação dos pais: A Guarda Compartilhada” (Lisboa: Petrony, 2016). Desde há seis anos que marca presença, como orador, em várias conferências subordinadas ao tema da guarda partilhada.