publicidade

O deputado e atual presidente do PSD/Oeste, Duarte Pacheco, e o vereador na câmara de Sobral de Monte Agraço, Joaquim Biancard Cruz, são os candidatos às eleições marcadas para sábado nesta distrital.

As listas encabeçadas pelos dois militantes foram as apresentadas até quarta-feira, o prazo para a apresentação das candidaturas, confirmou hoje à agência Lusa o presidente da assembleia distrital de militantes, José Damas Antunes.

A concorrer ao último mandato, por força da limitação de mandatos imposta pelos estatutos do partido, Duarte Pacheco afirmou à Lusa que se recandidata porque, “num momento difícil para a vida do partido, após os últimos resultados das eleições legislativas”, decidiu “não virar as costas”.

Se ganhar as eleições no sábado, para os próximos dois anos de mandato, sem quaisquer eleições pelo meio, o deputado tem como objetivos “arrumar a casa e fazer alterações que a realidade exige”, como preparar novos quadros, adaptar o partido às novas tecnologias e aproximar o partido da população e dos militantes através de novas formas de contacto.

Para tal, concorre com uma lista, em que 70% dos nomes “são caras novas” e “há uma forte presença feminina”.

“O que me levou a candidatar a estas eleições foi a maioria absoluta do PS nas eleições legislativas, o que leva os militares a terem de refletir internamente no partido e repensar a refundação do partido a partir das distritais”, referiu, por seu turno, Joaquim Biancard Cruz à Lusa.

Na distrital Oeste, acrescentou, “há uma necessidade de renovação” e “há um grupo que não percebe a recandidatura de Duarte Pacheco, que mostra cansaço na relação com os militantes e com as concelhias”.

Afirmando que não tem a intenção de vir a ser deputado indicado pelo Oeste, “a menos que seja chamado pela nacional do partido”, o social-democrata pretende “dar o seu contributo para algo diferente que rompa com a estagnação do [atual] projeto” e “traga novas ideias e pessoas para criar motivação”.

Se ganhar as eleições, Joaquim Biancard Cruz tem como prioridade preparar o processo autárquico para, dentro de quadro anos, aproveitar a “oportunidade” de haver renovação de presidentes de câmara em cinco dos seis concelhos que formam o território do PSD/Oeste.

Outro dos objetivos passa por criar uma maior coordenação com autarcas, concelhias e com a JSD, defendendo que a distrital deve ser “um motivador e facilitador do trabalho das concelhias”.

Para tal, concorre com uma equipa de “homens e de mulheres, de várias gerações, com grande experiência política e autárquica, mas sobretudo com currículos e experiências de vida notáveis”.

As eleições para os órgãos distritais do PSD/Oeste realizam-se no sábado, entre as 21:00 e as 23:00.

O PSD/Oeste abrange as concelhias de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here