
Nesta 2.ª edição do projeto, 93 freguesias demonstraram o seu interesse em pertencer à rede Eco-Freguesias XXI, 86 delas concretizaram a candidatura ao Galardão e 52 foram galardoadas.
A União de Freguesias de Campelos e Outeiro das Cabeças e a União de Freguesias de Carvoeira e Carmões foram distinguidas como EcoFreguesias XXI, galardoadas pela Associação Bandeira Azul da Europa.
O Eco-Freguesias XXI é um galardão bienal que visa avaliar e reconhecer o trabalho realizado pela administração local, com enfoque nas freguesias, em prol do reforço da sustentabilidade dos seus territórios nas vertentes ambiental, económica e sociocultural.
Nesta 2.ª edição do projeto, 93 freguesias demonstraram o seu interesse em pertencer à rede Eco-Freguesias XXI, 86 delas concretizaram a candidatura ao Galardão e 52 foram galardoadas.
Quem obtiver resultados globais superiores a 50% do índice Eco-Freguesias XXI é galardoado através da atribuição de uma Bandeira Verde, que simboliza o reconhecimento e a responsabilidade em prosseguir o compromisso com a sustentabilidade.
“O principal objetivo é o de inspirar e incentivar práticas e políticas sustentáveis, protagonizadas não só pela administração local, mas também pelos cidadãos que vivem, trabalham e frequentam a freguesia ou comunidade”, explica a ABAE.
Segundo a ABAE, o concelho de Guimarães foi o mais galardoado, com 24 freguesias contempladas com o selo “eco”.
Durante o período de dois anos, entre cada galardão a ABAE desenvolve um trabalho de formação, consultadoria e acompanhamento de diversos projetos dirigidos às freguesias, que visam a formação e capacitação não só do executivo e colaboradores das juntas, mas também da população em geral.
As eco-freguesias 2019 foram hoje divulgadas em Braga, durante o Greenfest, um evento de sustentabilidade em que se celebra o que de melhor se faz no país nas vertentes ambiental, social, económica e cultural.